A ex-ministra da Agricultura deputada federal Tereza Cristina (PP-MS) cobrou na manhã desta terça-feira urgência para o Plano Safra 2022/23.
“A safra tem data para plantar e colher. Não dá para esperar a burocracia e as discussões para que esse plano seja colocado em marcha para os produtores terem previsibilidade do que vão fazer na próxima safra”, disse a deputada durante sessão de votação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, da qual faz parte. Ela destacou que a safra 2022/23 começa a ser plantada em setembro.
O Plano Safra 2022/23 tem vigência de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2023. O governo, contudo, ainda não informou a data do anúncio do plano, quando divulgará o total de recursos a ser ofertado ao setor e as condições das linhas disponíveis para a próxima safra, apenas sinalizou que deve ocorrer na segunda quinzena deste mês.
Atualmente, os ministérios da Agricultura, da Economia, Banco Central e Tesouro ainda discutem a política de crédito agrícola. O setor produtivo pede R$ 21,8 bilhões para equalização das taxas de juros.
Fonte: Broadcast Agro