Em 1982, a Dedini S/A Indústrias de Base colocou em prática um projeto audacioso, para atender de forma personalizada às necessidades do setor sucroenergético e investir pesado no mercado de reposição. Dessa forma, nasceu a RGD (Reposição Garantida Dedini), que completa 40 anos de operação e garante à empresa um novo recorde, o de líder brasileira, com 45% desse mercado.
A demanda se divide em atender o segmento com peças novas, durante a safra, e trabalhar fortemente em manutenção, na entressafra. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes um atendimento focado nas necessidades de manutenção, nos tornando provedores de soluções inovadoras, com eficiência, responsabilidade, qualidade, pontualidade e confiabilidade”, afirma Norivaldo Zimmermann, superintendente geral industrial da empresa.
O departamento trabalha com o fornecimento de peças e componentes de reposição, serviços de reformas, otimizações, assistência técnica e ainda “upgrade” nos equipamentos instalados, incorporando a eles novas tecnologias.
Zimmermann lembra que a liderança tem relação, especialmente, com o potencial da Região Centro-Sul, que responde por 80% do mercado nacional sucroenergético, mas também com o incremento que o segmento ganhou em nível de Brasil.
Para atender esse mercado de dimensões continentais, a Dedini criou um sistema de zoneamento regional, com equipes especializadas e preparadas para transformar demandas em melhoria de processos e eficiência industrial.
Conta com um plantão de emergências, que presta serviços 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, sempre pronto para oferecer soluções para imprevistos.
Com isso, a proposta do Sistema RGD é garantir a melhor performance dos equipamentos e componentes fornecidos pela Dedini, proporcionando maior valor agregado e mantendo as usinas e destilarias em pleno funcionamento, pelo maior tempo possível, sem paradas e interrupções para manutenção corretiva durante a safra.
“Na entressafra, garantimos atendimento ao mercado da Região Centro-Sul, com prazos cumpridos e qualidade. Ganhamos clientes que precisaram da Dedini em situações às vezes emergenciais e mostramos que toda a nossa estrutura e garra são movidas pela vontade de atender o nosso mercado”, diz Zimmermann.
CONVENÇÃO – Para comemorar os 40 anos de criação da RGD, a Dedini realizou, no final de junho, a 40ª a Convenção de Vendas RGD, e definiu, no seu plano de metas, um aumento de 12% em vendas no mercado nacional em 2022, em relação a 2021.
O encontro anual reuniu toda a equipe responsável pelo atendimento dos mercados nacional e internacional, e extrapolou as metas, focando não apenas o trabalho da RGD – um dos carros-chefe da empresa – mas nas vendas, como um todo.
Segundo Adilson Silva, gerente comercial da Dedini, além da totalidade do mercado brasileiro, a empresa atende os cinco continentes com seu sistema RGD (Reposição Garantida Dedini). “No Brasil, temos nove núcleos regionais de atendimento e no mercado externo, quatro núcleos e representações, que estão instalados nos Estados Unidos, México, América Central, Caribe, América do Sul, África e Ásia. A empresa responde por 14 % do mercado mundial no segmento e, projeta, até 2023, atender 20% desse mercado de reposição”, destaca.
Para dar conta dessa demanda gigante de reposição e manutenção, a Dedini conquistou diferenciais como capacitação fabril, engenharia com soluções de tecnologia de ponta e atendimento personalizado durante toda a safra, 24 horas por dia.
Além desses fatores, a empresa dispõe de fundição própria, laboratório de ensaios metalográficos, apoio técnico e laudo de avaliação.
Com equipamentos de última geração, no Sistema RGD são feitos desde uma arruela, de poucos gramas, até peças e conjuntos montados com dezenas de toneladas, atendendo todos os requisitos da legislação ambiental.
São produzidas peças utilizadas nos equipamentos de recepção para o preparo e extração (toda parte de extração do caldo da cana), otimização de performance dos equipamentos (processo de fabricação de açúcar e etanol) e cogeração de energia.
Segundo Adilson Silva, toda essa estrutura contribui, de forma expressiva, com o modelo de trabalho do Sistema RGD, que está baseado em pilares, estabelecidos a partir do estreitamento de laços com o cliente, a começar do conhecimento das carências e demandas pela melhoria de processos e sistemas de produção industrial.
Fonte: Assessoria – DEDINI