A usina São Manoel recebeu, no mês de agosto, o recurso aprovado em novembro de 2021 pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor total de R$ 100 milhões foi concedido por meio do programa de crédito vinculado ao programa RenovaBio, do Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com a São Manoel, a companhia internalizou o recurso para manter a sua liquidez. “O bom momento de mercado possibilitou que o custo da operação fosse inferior ao seu custo médio de captação atual, contribuindo para diminuição dos custos financeiros durante as próximas safras”, disse a empresa, em nota.
Ainda segundo a sucroenergética localizada em São Manuel (SP), o valor do financiamento será utilizado para manutenção do capital de giro e para investimentos pontuais direcionados a melhorias operacionais.
A São Manoel aponta que o BNDES RenovaBio é um crédito vinculado à agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), pois representa um reforço às iniciativas e metas de redução de emissão de carbono no país. “Dessa forma, a concessão de crédito financeiro está alinhada às políticas de investimento da São Manoel”, completa a empresa.
Atualmente, a São Manoel possui capacidade de moagem de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, para produção de até 260 mil toneladas de açúcar, 170 milhões de litros de etanol e 3,7 mil toneladas de levedura no período.
Fonte: Usina São Manoel