Os Estados Unidos alertaram vários aliados europeus, incluindo a Alemanha, que os oleodutos Nord Stream 1 e 2 poderiam enfrentar ameaças e até serem atacados, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a inteligência. Os avisos foram realizados durante o verão, que acontece em meados do ano no hemisfério Norte.
Os alertas foram baseados em avaliações de inteligência dos EUA, mas eram vagos, disseram as pessoas — não estava claro nos alertas quem poderia ser responsável por quaisquer ataques aos oleodutos ou quando eles poderiam ocorrer.
A agência de inteligência norte-americana (CIA) se recusou a comentar. Der Spiegel foi o primeiro a relatar os avisos de inteligência.
Na segunda-feira (26), vazamentos foram descobertos nos oleodutos, levando a investigações das autoridades europeias que determinaram que poderosas explosões submarinas ocorreram pouco antes dos oleodutos estourarem em vários lugares.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, já caracterizaram o incidente como um ato de sabotagem, mas as autoridades europeias ainda não identificaram publicamente um culpado.
Autoridades norte-americanas, europeias e ucranianas vêm alertando há meses, no entanto, que infraestrutura crítica — não apenas na Ucrânia, mas também nos EUA e na Europa — pode ser alvo da Rússia como parte de sua guerra contra a Ucrânia.
Na quarta-feira (28), o Kremlin chamou as insinuações de que sabotaria o oleoduto de “previsivelmente estúpidas e absurdas”. “É bastante previsível e previsivelmente estúpido expressar tais versões”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à imprensa.
“Isso é um grande problema para nós, já que os dois dutos estão cheios de gás, e esse gás é muito caro”, acrescentou. Ele disse que Moscou ainda “não entende o que aconteceu lá… há muitas perguntas”.
Nenhum dos oleodutos estava bombeando gás para a Europa quando o incidente ocorreu. A Rússia interrompeu os fluxos de gás para a Europa através do Nord Stream há uma semana, dizendo que tinha que fazer trabalhos técnicos no gasoduto, mas também como retaliação às sanções ocidentais por sua invasão da Ucrânia. Enquanto isso, o oleoduto Nord Stream 2 ainda não foi concluído antes que a Alemanha encerrasse o projeto em resposta à invasão da Rússia.
Ainda assim, o oleoduto Nord Stream 1 forneceu à Rússia uma alavancagem significativa sobre a Europa por anos, como a CNN relatou anteriormente. Os países europeus estão aumentando o fornecimento de energia para se preparar para o inverno, que começa em dezembro, em meio ao armamento de recursos energéticos da Rússia, mas as autoridades ocidentais continuam preocupadas com a potencial escassez se o inverno for particularmente rigoroso.
Qualquer esperança de que a Rússia possa começar a bombear gás através do Nord Stream 1 no próximo ano, no entanto, foi em grande parte frustrada agora que o oleoduto foi tão danificado, disseram as fontes à CNN.
Natasha Bertrand Katie Bo Lillis –
Fonte: CNN
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.