A Europa está se abastecendo de etanol brasileiro mais barato, triplicando as importações para lidar com a crise energética desencadeada pela guerra na Ucrânia.
Os preços do gás natural e da energia são tão altos na Europa que alguns fabricantes de etanol consideraram fechar as usinas. Como em outros países, é uma exigência que o etanol seja misturado à gasolina na Europa. Felizmente, o Brasil está entrando com uma alternativa mais acessível, o que pode reduzir o custo de dirigir.
Os embarques brasileiros de etanol para a Europa até setembro foram três vezes maiores do que no ano anterior. A farra de compras decolou especialmente a partir de julho, depois que uma mudança de política fez com que os preços dos biocombustíveis caíssem no Brasil.
Aumento dos embarques de etanol do Brasil para a Europa
A demanda é tão grande que as empresas estão aumentando a produção de tipos alternativos de etanol para acompanhar. Enquanto a maior parte da produção brasileira vem do caldo de cana, ele também pode ser feito com as fibras que sobraram após a moagem da cana. Esse etanol tem menor emissão de carbono e não compete com a produção de alimentos. A Raizen, uma joint venture entre a Cosan SA e a Shell Plc., está construindo três novas plantas para aumentar sua produção de etanol produzido a partir desses resíduos em oito vezes até 2024. Já, 80% desses volumes foram vendidos por meio de contratos a termo.
“Há mais demanda do que podemos atender agora”, disse o vice-presidente de trading da Raizen, Paulo Neves.
Preços do etanol continuam altos na Europa
As exportações provavelmente continuarão no próximo ano, disse Luiz Gustavo Figueiredo, diretor comercial da produtora Usina Alta Mogiana, com a capacidade de produção do Brasil aumentando em meio aos crescentes investimentos em biocombustível feito de milho.
Por Fernanda Ribeiro
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