O Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá (Corex), no Estado do Paraná, registrou crescimento de 102,6% na exportação de grãos e farelos em outubro na comparação anual, alta que foi puxada pelos resultados do milho.
Mais de 1,5 milhão de toneladas de granéis sólidos vegetais foram embarcadas no mês passado; no mesmo período em 2021 – momento em que houve quebra significativa na safra brasileira de milho -, 765 mil toneladas foram exportadas.
“Apesar de quase 12 dias de paralisação por causa da chuva, a produtividade alcançada nos outros 19 dias de operação foi alta, o que fez com que tivéssemos esse crescimento”, afirmou em nota o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Na avaliação da instituição, o aumento foi impulsionado também por um resultado melhor nas lavouras e pela oportunidade que tiveram os produtores frente à lacuna no mercado internacional deixada pela Ucrânia, em conflito com a Rússia.
Milho – No mês passado, 568,7 mil toneladas de milho passaram pelo Corex com destino ao exterior – taxa 821% maior que em outubro de 2021, quando foram embarcadas 61,7 mil toneladas do grão. Dos 12 terminais interligados ao Corex no porto do Paraná, nove armazenaram e carregaram o cereal no último mês. No acumulado de 2022, 3,71 milhões de toneladas de milho foram embarcadas. Já de janeiro a outubro de 2021, as exportações foram de 714 mil toneladas, o que representa aumento de 420% em 2022.
Fonte: Broadcast
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.