A Indonésia iniciará seu programa obrigatório de mistura de 35% de biodiesel de óleo de palma em 1º de fevereiro, um mês depois do planejado inicialmente, disse o ministério de energia.
A Indonésia manterá sua mistura obrigatória de 30% de biodiesel de palma, conhecido como programa B30, durante todo o mês de janeiro, disse em um comunicado na quarta-feira. A política está em vigor desde 2020.
A data de início do programa B35 foi adiada “para garantir que o abastecimento, a infraestrutura, tudo esteja pronto”, disse o diretor do Ministério da Energia, Edi Wibowo, nesta quinta-feira.
A Indonésia manterá a alocação de biodiesel para consumo doméstico no próximo ano em 13,15 milhões de quilolitros.
“A alocação total permanece inalterada em 13,15 milhões de quilolitros. A alocação excedente de janeiro será usada se houver um aumento na demanda”, disse Edi.
O maior produtor de óleo de palma do mundo planeja aumentar o uso de combustível à base de palma para reduzir as importações de petróleo e combustível e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, mantendo os preços do óleo de palma.
O governo está realizando testes de estrada para biodiesel com 40% de óleo de palma desde julho de 2022. Os testes devem ser concluídos até o final deste ano.
O governo inicialmente planejou implementar o B40, mas optou pelo B35 depois de considerar a disponibilidade de óleo de palma bruto, capacidade de produção de biodiesel e padrões de especificação de combustível, disse o diretor-geral de energia renovável do ministério da energia, Dadan Kusdiana, na semana passada.
FONTE: Reuters
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.