Ação visa abrir o mercado internacional para o arroz em casca e beneficiado.
A Cooperativa de Cereais de Camaquã (Coopacc) procurou o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) interessada na parceria entre a autarquia, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a prospecção de novos mercados para o arroz gaúcho e seus derivados.
O assessor do instituto José Carlos Pires, que atua em Brasília, entregou ao coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo Alex Goessel da Matta, uma solicitação do presidente do Irga, Rodrigo Machado, para a implantação do Departamento de Mercado Externo da Coopacc. A cooperativa de Camaquã quer colocar no mercado externo o arroz em casca e beneficiado, além de outros derivados de seus produtores.
“Esse é apenas um primeiro passo [para levar o arroz gaúcho ao mercado externo]” — Rodrigo Machado
Além disso, essa parceria já está rendendo os seus primeiros frutos. “Estamos trabalhando agora para ajudar a Coopacc a colocar o arroz de seus associados na vitrine do mercado externo. Esse é apenas um primeiro passo, mas saber que as coisas estão andando como planejamos nos dá ainda mais motivação para seguir com essa parceria”, comenta Machado.
Ações além do arroz gaúcho
O Irga se aproximou neste ano da CNA e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a divulgação do projeto Agro.BR. Esse projeto tem a missão de ampliar a pauta exportadora brasileira, trabalhando junto a empreendedores rurais de todos os tamanhos na missão de levar seus negócios para novos clientes e novas realidades.
O Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação. Isso inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios e suporte em escritórios no exterior. As informações são do Irga.
_____________
FONTE: AGÊNCIA SAFRAS
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.