A produção de biodiesel deu — mais — um passo atrás em novembro. As usinas reportaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que fabricaram um pouco mais de 518 mil m³ ao longo do mês passado. Esse volume é cerca de 2% menor do que em novembro de 2021 quando a produção registrada foi de 528,3 mil m³.
Não há, nesse caso, qualquer desnível entre o patamar de mistura que ajude explicar a contração uma vez que a comparação é entre dois meses de vigência do B10.
Esse resultado desanimador por si só, parece confirmar ainda que a produção do setor — que, até agosto, vinha numa trajetória de crescimento consistente — voltou a perder fôlego. Nos últimos três meses, a quantidade de biodiesel fabricada vem apresentando tendência predominantemente de queda.
De janeiro até agora, a produção de biodiesel reportada pela ANP já soma um pouco menos que 5,75 milhões de m³. Isso coloca o resultado parcial de 2022 abaixo tanto do apresentado em 2021 (-7,6%), quanto do registrado em 2020 (-2,7%). O resultado só não foi pior porque o nível de demanda por óleo diesel segue firme.
Fonte: BiodieselBR.com
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram