As importações de soja pela União Europeia na temporada 2022/23, iniciada em julho, atingiram 6,08 milhões de toneladas até 22 de janeiro, uma queda de 19% em relação aos 7,47 milhões até a mesma semana da temporada anterior, mostraram dados publicados pela Comissão Europeia nesta terça-feira.
As importações de colza pela UE até agora em 2022/23 atingiram 4,26 milhões de toneladas, um aumento de 41% em comparação com 3,02 milhões de toneladas no ano anterior.
As importações de farelo de soja no mesmo período totalizaram 8,95 milhões de toneladas, 2,5% abaixo das 9,18 milhões do ano anterior, enquanto as importações de óleo de palma ficaram em 1,89 milhão de toneladas, uma queda de 39% em relação aos 3,11 milhões na mesma semana em 2021/22.
No entanto, a Comissão disse que ainda estava enfrentando problemas para compilar os números do comércio da Alemanha e da Itália.
Os dados de exportação enviados pela Alemanha a partir de novembro podem ser imprecisos após a mudança do país para um novo sistema de declaração, enquanto os dados de importação pela Itália estavam disponíveis apenas até o final de novembro, afirmou em nota.
Os próximos dados semanais do comércio de grãos e oleaginosas serão publicados na quarta-feira, 1º de fevereiro, um dia depois do normal, acrescentou a Comissão.
Fonte: Reuters
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram