Fevereiro teve início com a cotação do açúcar cristal branco em baixa no mercado spot paulista.
Segundo pesquisadores do Cepea, este movimento já vem sendo observado desde janeiro, uma vez que a maior parte dos compradores não tem recorrido ao mercado à vista, pois o açúcar previamente contratado tem sido suficiente para dar andamento à produção.
Assim, mesmo com pouca disponibilidade do adoçante, a fraca demanda tem levado algumas usinas a cederem nos preços de venda, sobretudo em casos de negociações envolvendo maiores volumes.
Na última sexta-feira, 3, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal branco, cor Icumsa de 130 a 180, caiu para a casa dos R$ 129,00/saca de 50 kg — no início deste ano, o patamar era de R$ 136,00/saca. De acordo com colaboradores do Cepea, há intenção de antecipar o início da moagem da nova temporada 2023/24 no estado de São Paulo, visto que o início tardio da safra passada — devido ao clima seco que retardou o amadurecimento da cana — poderá ser compensado neste ciclo pelo bom volume de chuvas na região desde o início do ano.
Fonte: CEPEA-Esalq/USP
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram