O petróleo voltou a avançar em ritmo robusto nesta quarta-feira (8) e fechou em alta superior a 1% nos mercados futuros de Londres e Nova York. A expectativa por maior demanda da China, que reabre sua economia, segue no centro da atenção de investidores, que deixaram de lado o aumento acima do esperado nos estoques americanos da commodity.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI com entrega prevista para março avançou 1,72%, a US$ 78,47, enquanto o do Brent para abril subiu 1,67%, a US$ 85,09, na Intercontinental Exchange (ICE).
“Os mercados de petróleo parecem continuar pendurados na perspectiva de uma forte recuperação da demanda à medida que a economia da China reabre”, avalia o analista Michael Hewson, da CMC Markets.
Edward Moya, da Oanda, estende a expectativa por uma demanda melhor para toda a economia global. “O mercado de petróleo provavelmente permanecerá equilibrado no curto prazo, mas os riscos são claramente positivos”, analisa o economista.
Investidores deixaram em segundo plano a alta de 2,423 milhões de barris nos estoques de petróleo nos EUA na semana encerrada na última sexta (3), bem acima dos 1,8 milhão de barris previsto. As reservas de gasolina e outros produtos derivados do óleo também subiu mais que o esperado, um sinal de enfraquecimento da demanda local.
Economista-chefe de commodities da Capital Economics, Caroline Bain espera que a desaceleração da economia americana vai reduzir mais a demanda doméstica por produtos derivados do petróleo, especialmente a gasolina. Desta forma, a produção das refinarias “permanecerá moderada” no primeiro trimestre, diz.
Fonte: Valor Econômico
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram