O HayDay, que permite criar gado e exportar produtos, ganhou popularidade e tem mais de 853 milhões de visualizações no Tiktok
Plantar, colher, criar gado, tarefas comuns de um produtor rural.
Apesar de ser algo comum para um agricultor, muitas pessoas acabam tendo curiosidade e vontade de viver essa vida na fazenda e não podem.
Por isso, a empresa SuperCell, decidiu dar um gostinho para aqueles que gostam de agro, sejam da cidade ou do campo de se tornar um fazendeiro.
Hayday
Tudo isso acontece com o jogo HayDay um simulador de fazenda feito para celular.
Gratuito para Android e Ios, Hay Day é o jogo de gerenciamento de fazenda da SuperCell, desenvolvedora finlandesa de jogos eletrônicos para dispositivos móveis fundada em maio de 2010.
A empresa também é criadora de jogos muito famosos para celular como Clash of Clans e Clash Royale.
Segundo a própria empresa, o jogo é a melhor e mais realista experiência que alguém pode ter em relação a vida de um fazendeiro.
HayDay desafia os jogadores a cultivarem vegetais, criar animais e cumprir missões vendendo itens.
No início do jogo, um breve tutorial explica como funcionam as mecânicas. Processos como vender itens para aliados, criação de vacas e colheita de insumos.
Toda essa ação é feita através de toques e gestos que possibilitam o jogador a realizar determinada ação de maneira fácil e intuitiva.
Além disso, com o passar do tempo, novos desafios e construções começam a surgir como uma fábrica de pães, um navio para exportação de produtos e até mesmo uma mina para exploração de minérios.
Viralizou
HayDay então se tornou um sucesso desde o seu lançamento. O jogo que está ativo desde 2013 virou uma febre recentemente com mais pessoas descobrindo-o através das redes sociais, principalmente pelo Tiktok.
No Tiktok, os vídeos sobre o jogo já acumulam mais de 853 milhões de visualizações.
Nesse vídeo, uma jovem aparece no meio de um show abrindo o aplicativo e cuidando de sua fazenda enquanto o evento acontece.
Nos comentários, uma seguidora se identificou com a menina, dizendo “ganhou o meu like pois sempre fui viciada em Hay Day, eu super cuidaria do meu joguinho na hora do show”.
Já no nesse video, que teve mais de cinco milhões de visualizações, a filha, Anna Vieira, mostra que seu pai, Marcio Vieira, “tomou” sua fazenda após dizer que ela não sabia como gerenciá-la. O pai já tem mais de sete anos de jogo e parece que não irá parar de jogar tão cedo.
Sucesso
Anna contou um pouco do contexto do vídeo e de como anda a fazenda de seu pai hoje em dia.
“Comecei a jogar em 2014. Como em 2015 me mudei de cidade pra começar o ensino médio e era corrido, acabei diminuindo o ritmo de frequência no jogo. Eu voltava pra casa dos meus pais quinzenalmente e era onde eu mais jogava. Meu pai sempre via eu jogando e começou a dar dicas e ideias pra cuidar da fazendinha. Em 2016 ele pegou o jogo pra começar a me ajudar e organizar a propriedade”, diz Anna.
Ela ainda comenta que hoje em dia, por conta da distância entre cidades não consegue ver a evolução da fazenda de seu pai todo dia, mas sempre que pode, gosta de acompanhar.
“Ele não joga todo dia, só quando tem um tempo. Não consigo acompanhar porque moramos em cidades diferentes. Mas quando ele vem me visitar acabo vendo o desenvolvimento da fazenda”, afirma.
Anna fala que recebeu diversas mensagens com pessoas que sentiram “inveja” da fazenda de seu pai. Além disso, também queriam que seus pais se inserissem no meio dos jogos digitais, como uma forma de se aproximarem.
HayDay conquista o público
“Meu avô morava numa chácara e lá tinham muitas arvores de frutas e alguns animais também, como galinhas. O jogo acaba me lembrando a infância”, diz a estudante de Fisioterapia Bruna Siqueira da Rocha, 23 anos, que vive em São Paulo.
Apesar de não morar em uma propriedade ou visitar mais a chácara, Bruna encontrou no jogo uma maneira de se reconectar com esse ambiente.
Além disso, segundo ela o HayDay acaba sendo um jogo extremamente divertido principalmente por conta dos desafios propostos.
“Eu gosto dos desafios diários que o jogo proporciona, como plantar uma quantidade exata de cenouras, assar bolos e fazer queijos na fábrica de laticínios. Ao cumprir esses desafios você sente que conseguiu vencer uma etapa, ganha moedas e sobe de nível, e isso gera a vontade de continuar jogando”
A progressão que ocorre a cada fase onde se abre mais possibilidades dentro do jogo, como maior espaço de terra, animais diferentes, e máquinas especiais (prensa de suco e máquina de sorvete), também contribuem para que o jogo se torne mais interessante e não vire algo repetitivo.
“As novidades que aparecem as vezes, como por exemplo competições semanais, corridas e eventos que duram alguns dias, acaba trazendo mais competição ao jogo”, destaca Bruna.
Identificação
Perguntada sobre a vontade de estar no meio de uma fazenda, a estudante diz que gostaria muito de ter uma fazenda e criar animais.
“Meu único receio seria dar conta de cumprir todas as demandas em uma fazenda real igual faço no jogo”, brinca.
Já Anna contou que seu avô também tinha uma fazenda, e seu pai o ajudava na administração.
“Ele trabalhou nela por 17 anos. Isso fez com que ele tivesse bastante experiência nesse segmento.”
Ela finaliza dizendo que Márcio é apaixonado por terra, e sempre levou jeito para administrar as coisas e que por isso veja o jogo como um desafio de sempre continuar evoluindo.
Sucesso
HayDay é um fenômeno e tende a continuar crescendo cada vez mais com suas novas atualizações. Aplicativo número um na sessão de jogos de simulação da PlayStore e AppStore o jogo permanece conquistando uma base de fãs cada vez maior e não parece perto de estar no fim.
A união entre agro e tecnologia é cada vez maior e importante e traz mais pessoas a se interessarem pelo universo da agricultura e pecuária. É essencial que o agro permaneça forte no país e uma das formas de mostrar a importância desse segmento é através dos jogos digitais.
Dessa maneira, o aplicativo acerta em cheio em juntar um jogo que não é repetitivo com um tema muito interessante, sendo uma fórmula de extremo sucesso principalmente para pessoas mais jovens e com um smartphone em suas mãos.
Fonte: Canal Rural
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram