O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a dolarização dos preços dos combustíveis no Brasil, ao dizer que a Petrobras extrai petróleo “em reais” e importa gasolina e diesel “pagando em dólar”. Ao fazer o comentário, Lula disse que seu governo veio “para mudar as coisas”.
Desta vez, Lula não fez menção à política de preços da companhia, que desde o governo Michel Temer adotou como referência o valor do barril de petróleo no mercado internacional. Em discurso no Palácio do Planalto, ele fez menção ao fato de a empresa exportar petróleo cru em vez de derivados, um problema que se deve à falta de refinarias no país.
“Foram grandes investimentos em pesquisa para que a gente pudesse dar esse salto de qualidade, e o que eles fizeram? A Petrobras que era tida para nós como passaporte do futuro para a gente exportar derivados, a gente está exportando óleo cru e a gente está importando gasolina e óleo diesel de outro país pagando em dólar, quando a nossa gasolina e nosso petróleo é extraído em reais”, disse.
“Então, nós viemos para mudar as coisas. É importante vocês saberem que muita coisa vai mudar nesse país. É importante vocês saberem que as pessoas passarão a ser tratadas com decência.”
Fonte: Valor Econômico
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram