O conceito de bem estar-animal, baseado na ciência, dita que a relação humano-animal é uma chave complexa na lida do campo, como prega o Grupo Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), da Universidade Estadual Paulista, uma das mais importantes frentes de estudo no país. Mas não é uma chave impossível de ser virada. Na Fazenda Conforto, de 12.000 hectares, em Nova Crixás (GO), uma mudança em curso vem ajustando as engrenagens de bem-estar e agora a equipe de 150 funcionários, que toca um modelo exemplar de gado confinado, dispõe de um departamento de RH (recursos humanos) estruturado, o que é uma raridade nas cerca de 5 milhões de propriedades rurais do país. “Para nós, não é um simples projeto, é uma realidade que está mudando a cultura da fazenda”, diz Sergio Pellizzer, vice-presidente da Fazenda Conforto. A fazenda pertence ao empresário e ex-piloto de stock car, Alexandre Funari Negrão, ou Xandy Negrão, que já foi dono do laboratório farmacêutico Medley, vendido para a francesa Sanofi em 2009.
A Conforto fica nas margens da rodovia GO-164, chamada “Estrada dos Bois”, por um motivo óbvio: a região tem DNA boiadeiro. A estrada margeia, já do lado de dentro, o vale do Rio Araguaia que divide Goiás e Mato Grosso. Ela é quase uma linha reta do sul do estado até o norte, na divisa com o Tocantins, próximo de onde começa a Ilha do Bananal. O vale do rio Araguaia é uma das regiões mais espetaculares do país.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram