O tipo de arroz oferece inúmeros benefícios, mas o quilo pode chegar a R$60,00
O arroz é o cereal mais produzido e consumido no mundo. Existem diversos tipos que agradam ao paladar e fazem sucesso em qualquer cozinha.
Além das espécies que estão presentes diariamente na mesa, existem outras pouco comuns que oferecem inúmeros benefícios. O destaque é para o arroz negro
também conhecido como arroz preto. Cultivado na China há mais de 10.000 anos, onde o uso era exclusivo na fabricação de medicamentos e, não era acessível para a maioria da população, por isso, também era chamado de arroz proíbido.
Restrições à parte espécie Oryza sativa, de acordo com pesquisas é considerado um superalimento em função das propriedades nutritivas que o cereal possui. Fonte rica em vitaminas, minerais e fitonutrientes.
Os benefícios são inúmeros . Se destaca por ser uma importante fonte de ferro e proteínas, cerca de 30% mais do que aquelas encontradas no arroz integral. É também rico em antioxidantes,
que protegem as células do corpo contra os efeitos de radicais livres, atuando contra o envelhecimento e, um potente anti-inflamatório.
As propridades do arroz negro ajudam a prevenir o câncer e no combate a doenças cardiovasculares.
Uma informação importante é que ele não tem contém glúten, portanto pode ser consumido por pessoas com intolerância sem restrições.
O sabor do arroz negro é diferenciado, tem um adocicado marcante, mas o preço é salgado. O quilo pode chegar a R$60 reais. Por isso a produção e o consumo são mais restritos, daí podemos entender porque na China apenas aristocratas e imperadores podiam usufruir do sabor e dos benefícios.
Fonte: AgroLink
—
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram