O Centro de Eventos do Hotel Royal Tulip JP foi palco, nos dias 26 e 27 de outubro, para o Vision Tech Summit, que reuniu especialistas em tecnologia aplicada ao agronegócio e apresentou as tendências para o futuro do setor. Mais de 600 pessoas prestigiaram este que promete se tornar um marco para Ribeirão Preto, capital do agronegócio nacional.
Organizado pela Visão Agro em parceria com o Gatua (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar), o Vision Tech Summit procurou, nesta primeira edição, apresentar tópicos relevantes ao público no intuito de destacar a necessidade que o agronegócio tem de buscar novas tecnologias para se expandir ainda mais. Números do CEPEA/CNA mostram que o setor pode atingir a marca de R$ 2,63 trilhões em 2023, resultando em quase 25% do PIB do País este ano.
“Acreditamos que atividades como essa desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico de um país. O Vision Tech Summit serve como um farol que ilumina a trajetória desse setor, destacando as inovações tecnológicas que estão redefinindo como cultivamos, colhemos e distribuímos os alimentos para dentro e fora do Brasil”, ressalta o CEO da Visão Agro, Alexandre Ramos (Mahal).
Feira de negócios
A proposta de unir profissionais do agro que buscam sanar suas dores através da tecnologia, com os especialistas nessa área, foi um sucesso. O Vision Tech Summit contou com uma Feira de Negócios onde mais de 20 empresas, instituições e diversos outros segmentos de destaque apresentaram suas soluções digitais dedicadas ao setor. Os expositores discorreram sobre como a digitalização, a automação e a análise de dados podem otimizar a eficiência operacional e potencializar a tomada de decisões, alavancando ganhos produtivos substanciais.
“Se pensarmos que de cada cinco pratos de refeição servidos no mundo, dois são de total origem brasileira, passamos a entender na prática o tamanho e a importância do agronegócio nacional. Quando pensamos no Vision Tech Summit, queríamos encontrar uma forma dos especialistas compartilharem esse conhecimento, discutindo oportunidades de parceria e abrindo as portas para colaborações que fortalecem a cadeia de suprimentos agrícolas, e tivemos êxito na empreitada”, salienta o presidente do Gatua, Carlos Barros.
Programação de ponta
A programação do evento foi marcada por dois dias intensos de atividades, caracterizados por palestras, painéis de debate, apresentações de dados, demonstrações práticas e muito mais. A cerimônia de abertura, liderada por Carlos Barros, presidente do Gatua e Alex Mahal, CEO da Visão Agro, recebeu presenças ilustres como o Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto/SP, Marcelo Gasparini, Gerente Regional do Senar, Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde, Mauricio Gasparini, Vereador de Ribeirão Preto, e Marcos Landel, Diretor Geral do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que representou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Logo após a Cerimônia de Abertura, o primeiro painel de conteúdo tomou o palco principal do evento, com uma apresentação sobre “Agro – O Negócio do Brasil: Papel do Setor para o País e o Futuro da Oferta Global de Alimentos”. Nessa sessão, Vinícius Cambaúva, Especialista em Comunicação Estratégica da Marketstrat, explorou a interseção da tecnologia e do mercado.
Em seguida, os participantes prestigiaram uma discussão profunda sobre a “Situação Atual e Tendências de Futuro do Agronegócio”. O painel, moderado por Gustavo Leda Minetto, COO da Sipal/Usimat, contou com a contribuição de Lavínia Vieira, Senior Manager da KPMG, Paulo Lopes, Consultor e Representante da MBF Partners e Ademar Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Caconde, que na ocasião representou a FAESP/SENAR.
Transformação digital
Ainda na manhã do primeiro dia, a palestra “Agricultura 4.0 – Transformando a Agricultura com I.A e Dados” foi apresentada por Maurício Carvalho, CEO da ST IT Cloud, empresa parceira da Amazon Web Services. Na sequência, Flávio Rescia, CTO e Co-Fundador da Darede, e Jota Souza, Cloud Architecture Manager da TEREOS do Brasil, conduziram uma apresentação sobre a jornada da Tereos para a migração de dados para a nuvem.
Por fim, a manhã foi encerrada com uma discussão sobre “A Inovação e Transformação Digital no Setor Agrícola” com um painel de conteúdo formado pelo mediador Hugo Ferreira, CEO da Nano Incub, e os painelistas Jaime Stupielo, Diretor Agrícola da Nardini, Mateus Varriano, Gerente de Desenvolvimento Agronômico da Raízen, Wilson Agapito, Gerente Agrícola da Usina Santa Isabel e Dalmyr Caixeta, CEO da Coplana. O grupo trouxe uma visão aprofundada das tendências relacionadas à inovação, transformação digital e tecnologias no agro.
Painéis de debate
O primeiro dia de Vision Tech Summit continuou após o almoço com dois painéis de debate acontecendo de forma simultânea. Na sala 1, o encontro discutiu o futuro do setor agrícola. Representantes das empresas GAtec, Korth, Unidata, TecExpert e Grandeo subiram ao palco e abordaram processos e tendências do campo com base em soluções digitais. Critérios ESG, comunicação no campo, agricultura 3.0/4.0, análise de dados, veículos autônomos, entre outros tópicos foram apresentados pelos mediadores, Rafael Luiz Matheus, Especialista em Transformação Digital e Inovação da Treesales, e André Flauzino, Service Manager e CTO da Treesales.
Enquanto isso, na sala 2, o painel debate sobre o setor Administrativo reuniu uma seleção de grandes fornecedores de serviços e soluções, startups inovadoras e especialistas em tecnologia, que falaram sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Controladoria, Recursos Humanos, Suprimentos, critérios ESG, entre outros tópicos. Os mediadores, Alex Lima, Gerente de TI da UBYFOL, e Fernando Mejias, Gerente de TI da COCAL, conduziram as discussões entre os representantes das seguintes empresas: Simplea, Exata Id, Caule, Seidor, Oracle e Bring It, Docfilm e Senior Sistemas.
Segundo dia
A sexta-feira (27) foi marcada pelo segundo dia de Vision Tech Summit. A programação preparada para a manhã trouxe mais um painel debate, porém este voltado para o setor Industrial. Moderado por Márcio Venturelli, Coordenador Técnico do IST SENAI de Tecnologia, e Carlos Paiola, Presidente do ISA São Paulo Section, o palco abriu espaço para que empresas como GAtec, Pentagro, Smar, Make, Aquarius e Unidata apresentassem suas visões e soluções, proporcionando uma conversa a respeito dos desafios que moldam a Indústria 3.0 e 4.0.
Inspirado no primeiro dia de evento, outro painel debate acontecia, de forma simultânea, na sala 2, este dedicado à Tecnologia e Inovação. A atividade foi conduzida por mediadores de destaque na área, incluindo Luciano Fernandes, CEO e Especialista em Transformação Digital da Treesales, e Luciano Krol, Head em Transformação Digital e Inovação da Simplea, que trouxeram suas vastas experiências para guiar as discussões.
Já as “empresas debatedoras” deste painel foram elas: ST IT Cloud, Darede, LCS Cloud, Seidor, Oracle e Bring IT, Nexta e SAP, e GAtec. Cada uma delas trouxe sua visão única sobre as aplicações práticas das tecnologias atuais e as tendências que estão moldando a Transformação Digital e Inovação em diversos setores.
Mais conteúdo
Para encerrar a programação do Vision Tech Summit, a tarde do segundo dia começou com o painel “O Futuro no Agro: Desafios e Oportunidades com a Transformação Digital e Inovação”, patrocinado pela Treesales. O mediador Luciano Fernandes, Especialista em Transformação Digital da Treesales, liderou a discussão que contou com a participação de Elvis Evangelista, Gerente de Tecnologia e Inovações da Nardini Agroindustrial, e Rodrigo Audi, gerente de Tecnologia da Tereos.
Em seguida, o evento continuou com o painel de conteúdo “Indústria do Amanhã: Um Olhar Profundo na Transformação Digital”, com patrocínio da SMAR Technology Company. O mediador Paulo Roberto Gallo, Diretor Executivo da Servserth, guiou a discussão sobre a transformação digital na agroindústria que trouxe ao palco os painelistas José Renato Franzin, Supervisor de Automação e Manutenção da Usina São Francisco S/A, Libânio Souza, Diretor Presidente da Nova Smar S/A, e Danilo Gutierrez, Gerente de Novos Negócios da Pedra Agroindustrial.
O penúltimo painel de conteúdo do dia trouxe como tema a “Agroindústria Inteligente: Como a Tecnologia Está Moldando o Futuro”. Gilmar Galon, Consultor Industrial, moderou a conversa, com a contribuição de Carlos Eduardo Calmanovici, Gerente de Melhoria de Processo da ATVOS, e Leandro Kaster, Gerente Corporativo de Processos e Eficiência Industrial da Raízen.
Finalizando o segundo e último dia do Vision Tech Summit, a palestra “Benefícios da Evolução com SAP S4 HANA”, patrocinada pela SAP – NEXTA, trouxe uma visão valiosa sobre o papel da tecnologia SAP no agronegócio. Gentil Venâncio, Arquiteto de Soluções e Gerente de Projeto da SAP – NEXTA, e Bruno Santos, Arquiteto de Soluções da SAP – NEXTA, compartilharam conhecimentos sobre como essa ferramenta está impulsionando a evolução no setor.
Encerramento oficial
O encerramento oficial também foi conduzido por Carlos Barros, fundador do Gatua, e Alex Mahal, CEO da Visão Agro. O destaque da cerimônia foi a revelação das expectativas para o ano de 2024 dessas duas empresas, que prometem continuar a elevar o padrão de excelência no setor, incluindo inclusive a confirmação da segunda edição do Vision Tech Summit, marcada para meados de abril do próximo ano. Também foram sorteados brindes da Café Markanti, Cachaça Coronel, Smar Technology Company, LCS Cloud, Visão Agro, Gatua, entre outros.
O Vision Tech Summit terminou celebrando não apenas dois dias de conteúdo sobre tecnologia aplicada ao agronegócio, mas também a união de empresas, instituições e diversos outros segmentos em prol do avanço do setor. Os painéis deram palco para que líderes, profissionais e especialistas compartilhassem suas visões e soluções para os desafios do setor e o mais importante, também deram voz aos participantes, que puderam participar ativamente das atividades.
“A sensação é de dever cumprido. Conseguimos reunir não só mediadores, palestrantes e debatedores renomados, como também um público extremamente qualificado para ouvir o que eles têm a dizer. Essa junção entre Visão Agro e Gatua possibilitou isso, essa conectividade intensa entre os presentes. O agronegócio enxerga a tecnologia como uma ferramenta essencial para que o setor consiga prosperar ainda mais. Por isso o Vision Tech Summit foi criado, e esse foi apenas o primeiro de muito mais que está vindo por aí”, conclui Carlos Barros, o “Bill”, presidente do Gatua.
Presidente da Visão Agro, Alex Ramos ressalta a importância que os avanços tecnológicos possuem no fortalecimento do agronegócio. “Há muito tempo o setor é fortemente beneficiado pela tecnologia. A mecanização da colheita talvez seja o maior exemplo notável desse progresso nos últimos anos, porém essa nova era digital nos mostra que o avanço vai muito além daquilo que é visível. O mundo busca por conectividade e o Vision Tech Summit ajuda a coroar esse propósito, dando palco aos especialistas que nos dizem para onde devemos nos direcionar para o futuro”, diz.
Confira a galeria de fotos clicando aqui.
Fonte: Fábio Palaveri / Visão Agro
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.