Especialistas, membros do governo e setor privado brasileiros e japoneses vão discutir amanhã, 13, a perspectiva de produção do combustível sustentável de aviação (SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuel), a partir do etanol.
O evento ocorrerá em Tóquio, na sequência da 28ª Conferência do Clima (COP28). Além da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ApexBrasil e o Ministério da Economia do Japão estão entre os promotores do evento.
“O Japão tem uma das metas mais ambiciosas para a implementação de SAF como estratégia para a descarbonização do transporte aéreo. O governo japonês estabeleceu mandado para uso de 10% de SAF em 2030, para voos internacionais em aeroportos japoneses. E estima que a demanda por combustível sustentável de aviação pode chegar a 1,7 bilhão de litros por ano”, explicou a Unica, em nota.
De acordo com a entidade, atualmente, sete rotas de produção de biocombustíveis são certificadas para produzir SAF. Uma delas é a Alcohol to Jet (ATJ), que usa o etanol como base. “Essa rota foi identificada por especialistas como a solução mais viável em curto prazo para cumprir a meta de neutralidade de carbono da aviação internacional até 2050”, detalhou a entidade.
“Com as matérias-primas disponíveis para a produção de etanol e a possibilidade de crescimento sustentável da produtividade, o Brasil tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo japonês. Seja fornecendo insumos para a produção de SAF ou disponibilizando combustível sustentável para as aeronaves”, destacou o presidente da Unica, Evandro Gussi.
Fonte: Agência Estado
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