Subida no valor é impulsionada pela menor produção durante o início da seca, aponta IMEA
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o preço do leite captado em maio foi cotado a R$ 2,16 por litro, representando um aumento de 8,83% em comparação a abril de 2024. No entanto, esse valor ainda é 11,83% inferior ao registrado em maio do ano anterior. Esse aumento mensal é atribuído principalmente à redução na produção de leite, decorrente do início do período de seca no Estado.
Para ilustrar essa queda, o Índice de Captação de Leite do IMEA (ICAP-L) apresentou uma redução de 1,73 pontos percentuais em relação a abril, situando-se em 51,50% no período analisado.
O IMEA destaca que, diferentemente de 2023, quando o preço do leite caiu durante o período seco (maio a outubro), este ano o preço está, até o momento, alinhado com o cenário sazonal histórico. Caso essa tendência se mantenha, espera-se que os preços nos próximos meses superem os registrados em 2023. Contudo, a baixa demanda interna e as importações permanecem como fatores de preocupação, pois podem conter o avanço dos preços recebidos pelos produtores.
Além disso, em junho, o preço da muçarela em Mato Grosso apresentou um aumento significativo de 13,37% em relação a maio, com a média cotada a R$ 31,03 por quilograma.
Fonte: Portal do Agronegócio
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.