Cerimônia reuniu mais de 300 gestores, diretores e líderes do segmento, homenageando mais de 100 personalidades por suas contribuições notáveis à agroindústria nacional
Em uma noite de celebração e reconhecimento, mais de 300 líderes do setor bioenergético foram reunidos no Hotel Beira Rio, em Piracicaba, para a 13ª edição do Prêmio Visão Agro Centro-Sul. Realizado em 16 de julho de 2024, o evento homenageou mais de 100 profissionais e empresas que são referência no desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Todas as personalidades, empresas laureadas e suas respectivas categorias podem ser vistas clicando aqui.
Desde sua primeira edição em 2007, o encontro tem reconhecido o mérito dos profissionais do agro. Com a presença de mais de 300 participantes, divididos entre gestores, diretores e outras personalidades influentes, o evento se estabeleceu como um importante ponto de encontro para troca de experiências, geração de negócios e networking, se mostrando como um catalisador para o futuro do setor no Brasil, tendo a cidade de Piracicaba como palco, uma vez que é reconhecida como o “cérebro do setor agrícola”.
Presidente da Visão Agro, Alex Ramos ressaltou o impacto do evento no setor. “É sempre um prazer muito grande estar aqui, homenageando grandes empresas, usinas e personalidades que transformaram o nosso setor. Reconhecer esses líderes é fundamental. São pessoas que enfrentam inúmeras barreiras e merecem ser celebradas quando superam esses desafios com êxito. Elas servem como inspiração para novos profissionais”, disse.
Ele destacou a constante emergência de novas empresas e lideranças, enfatizando que, por trás de cada corporação, há indivíduos que batalham diariamente em busca do sucesso. “Uma dessas pessoas é o senhor José Paulo Stupiello, uma das figuras mais respeitadas do setor. Todos têm uma admiração e carinho muito grande por ele, e é uma honra poder homenagear alguém tão importante para nós e para o setor todo”, concluiu Alex Ramos, ressaltando que a humanidade e a inteligência são as verdadeiras forças motrizes por trás das inovações e sucessos.
Hors-Concours
Um dos momentos mais marcantes do 13° Prêmio Visão Agro Centro-Sul foi, sem dúvidas, a homenagem ao Sr. José Paulo Stupiello, agraciado com o troféu Hors Concours pela sua trajetória exemplar no setor. Formado pela renomada Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) e com um doutorado em Técnico do Açúcar e do Álcool pela USP, Stupiello tem sido uma figura central na evolução da indústria sucroenergética brasileira. Sua história inclui também uma contribuição significativa como professor, que influenciou a carreira de muitos profissionais que hoje são peças-chave no agronegócio.
O troféu foi entregue ao Sr. Stupiello por Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, numa cerimônia que não só reconheceu suas realizações pessoais, mas também celebrou seu impacto duradouro na cadeia sucroenergética do Brasil. A homenagem salientou a importância de lideranças como a de Stupiello, cuja visão e dedicação continuam a inspirar e moldar o futuro do agronegócio no país.
Agro protagonista
“Realizar o Prêmio Visão Agro por tantos anos é um verdadeiro desafio, mas vê-lo melhorar continuamente é uma prova do nosso compromisso com a excelência. Nosso objetivo é claro: reconhecer e potencializar aqueles que se dedicam diariamente ao setor, contribuindo para continuar fazendo do agro o grande protagonista do Brasil. Este setor não só impulsiona nossa economia, mas também lidera inovações que definem o futuro do agronegócio global. Com a 13ª edição do Prêmio Visão Centro-Sul, sentimos uma profunda sensação de missão cumprida, certos de que estamos no caminho certo e continuamos a honrar os líderes que moldam este setor vital”, ressalta Alexandre Ramos (Mahal), CEO da Visão Agro.
O agronegócio realmente se destaca como um dos pilares mais robustos do país, sendo responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Empregando mais de 28 milhões de pessoas, que representam 27% do total de trabalhadores formalmente contratados no Brasil, ele não apenas sustenta uma significativa parcela da população, mas também desempenha um papel crucial na economia global como o principal fornecedor de alimentos. Com um volume de exportações que alcançou impressionantes 150 bilhões de dólares em 2023, o agro brasileiro reforça sua posição como uma força não apenas para a segurança alimentar nacional, mas para o mundo inteiro.
Durante a cerimônia de premiação, foi reforçada a importância e o impacto do setor bioenergético no país. Com mais de 350 usinas e 70 mil produtores de cana-de-açúcar, este setor não somente fortalece a economia através de mais de 690 mil empregos diretos e 2 milhões indiretos, mas também posiciona o Brasil como líder mundial na exportação de açúcar e como o segundo maior produtor de etanol. O compromisso com a transição energética é evidente, à medida que o Brasil explora seu potencial para produzir energia limpa e renovável.
Troféu Simespi
Durante o 13º Prêmio Visão Agro Centro-Sul, o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) prestou homenagem a sete empresas piracicabanas destacadas no setor metalmecânico. Foram elas: Mefsa, Dedini S/A, DanPower Caldeiras, Unimil Peças para Colhedora de Cana, Link Steel, Turbimaq Turbinas e Máquinas, e CNH Industrial, sendo reconhecidas por suas significativas contribuições à indústria e à economia regional. O troféu ‘O Guerreiro’, entregue na ocasião, simbolizou a coragem, a ousadia e a dedicação dos empresários do setor, refletindo o espírito de bravura e inovação que impulsiona o metalmecânico.
Além da homenagem, o Simespi também terminou a noite sendo laureado na categoria “Entidades e Associações Industriais” pelo Prêmio Visão Agro. Vice-presidente da entidade, Paulo Estevam Camargo expressou sua satisfação ao receber o troféu. “É uma honra receber essa homenagem em nome do Simespi. Como uma entidade patronal que representa as indústrias metalúrgicas da região, é muito importante para nós, já que várias de nossas associadas fornecem produtos, equipamentos e serviços essenciais para o setor do agro, para as usinas e fazendas”, disse.
Reconhecimento
Diretor Comercial do Grupo DND, Lucas de Mello Barbosa, agradeceu o reconhecimento após a empresa ser premiada na categoria Produtos Químicos para Biorefino pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Visão Agro. “É uma honra estar aqui hoje, sendo reconhecidos mais uma vez em uma categoria tão crucial para o Brasil. Receber este prêmio é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação do nosso extraordinário time”, acrescentou.
Ingomar Matte, CEO da AgTech, recebeu o prêmio na categoria Agricultura 4.0 e destacou o valor do reconhecimento tanto para a empresa quanto para o setor. “Receber o prêmio Visão Agro é um grande incentivo para nós continuarmos acreditando e investindo no setor”, declarou. Ele enfatizou a seriedade do prêmio e a competência do júri, ressaltando que isso confirma a importância do evento dentro do setor de tecnologia agrícola. “Estamos muito orgulhosos de estar aqui, reconhecidos por um júri que realmente entende de empresas e tecnologias do setor”, explicou.
Gerente Industrial da Link Steel, Márcio Mantovan, também agradeceu o reconhecimento. “Estamos muito gratos. Esse é o resultado de anos de dedicação e trabalho árduo”, disse Mantovan. Ele enfatizou a importância especial de ser avaliado e lembrado por um júri técnico conhecedor, o que adiciona um valor significativo ao prêmio para toda a equipe da Link Steel. “Ficamos na expectativa todo ano, ansiosos pelo resultado. E quando a notícia é positiva, a celebração é imensa. É realmente uma grande felicidade para todos nós”, concluiu.
Apoio
O 13° Prêmio Visão Agro Centro-Sul foi realizado com o apoio de grandes empresas referências em suas áreas, contribuindo para a excepcional qualidade do evento. Foram esses: Simespi, Grupo DND, Link Steel, AgTech, Dedini, Smar Technology Company, DanPower, Turbimaq, Fundição Moreno, Unifibra, Megatec, Alusolda e Fermentec.
Além disso, o evento contou com o apoio de entidades e organizações de renome, que reforçaram o compromisso com o setor agroindustrial e bioenergético. Foram eles: ABAG, APLA, Usina Batatais, Biosul, CEISE BR, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Cocal, Coplacana, Datagro, FAESP, GTCA Engenharia Sucroenergética, Usina Açucareira Guaíra, Nardini, Pecege, PS7 Consultoria, Usina Santa Terezinha, São Manoel, São Martinho, Sebrae/SP, Siamig, Sindaçúcar, SJC Bioenergia, Usina Sonora, Tereos, e UDOP.
Confira o vídeo oficial de cobertura do evento:
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.