Região Sul deve voltar a registrar precipitação no final de semana, mas com baixos volumes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) intensificou o alerta para tempo seco sobre áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Até o final da tarde desta terça-feira (23), a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.
Esse alerta abrange o norte do Paraná, praticamente todo o estado de São Paulo – com exceção apenas para áreas mais próximas do litoral -, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, quase todo Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso e o centro-sul de Rondônia.
Também há um aviso de perigo potencial para baixa umidade, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% e baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Esse alerta vale para toda área central do Brasil, desde o centro-norte do Paraná, até o sul do Amazonas, passando pelo sul do Pará, Piauí, até o Nordeste do país, exceto áreas mais próximas do litoral.
A condição de tempo seco permanece sobre toda essa área do Brasil Central, que deve encerrar o mês de julho sem novas chuvas, como mostra o modelo Cosmo do Inmet. Até o próximo dia 30 não há nenhuma indicação de umidade para essas regiões do país.
Para a Região Sul, há uma indicação do retorno das chuvas a partir de sábado (27), com precipitação de até 20 milímetros em 24h para o leste do Rio Grande do Sul. Deve haver uma sequência de dias com chuvas leves também para o centro do estado, enquanto que não há indicação de volumes para o extremo oeste gaúcho.
Em Santa Catarina e no sul do Paraná deve chover com mais intensidade em municípios próximos à divisa dos dois estados, a partir de domingo (28). As chuvas iniciam mais a oeste, com precipitação de até 40 milímetros em 24h, e avançam até o leste, onde deverá chover com um pouco mais de intensidade. No centro-norte do Paraná não deve chover.
Chuvas não muito intensas estão previstas também para o litoral do Nordeste, com volumes que não devem superar 7 milímetros em 24h, mas a precipitação é constante ao longo dos próximos dias. Também deve chover, com um pouco mais de intensidade, no extremo norte da Região Norte, principalmente no noroeste do Pará.
Por: Igor Batista Fonte: Notícias Agrícolas
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.