Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sexta-feira, junho 6, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Transporte marítimo é a fronteira a ser desbravada no avanço global da descarbonização

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
14 agosto, 2024
em Transporte
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Mercado Transporte

Desenvolvimento de soluções flex é fundamental para setor ser efetivo na redução de emissões

A corrida mundial contra as mudanças climáticas tem uma grande barreira a superar: a elevada emissão de carbono do transporte marítimo.

Um número inquietante é o da Transport & Environment: os 218 navios de cruzeiro da Europa emitiram mais óxidos de enxofre (SOx) do que 1 bilhão de automóveis em 2022, ou 4,4 vezes mais do que todos os carros do continente. Já uma análise da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, calcula que um grande navio de cruzeiro possa consumir até 304.593 litros de combustível por dia.

Mas os números mais relevantes são os da Organização Marítima Internacional (IMO). Seu levantamento divulgado em 2020 revela que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do total do transporte marítimo aumentaram de 977 milhões de toneladas em 2012 para 1,076 milhão de toneladas em 2018 (alta de 9,6%).

Ainda que a organização aponte alguns ganhos de eficiência na intensidade de carbono, em indicadores como a quantidade de CO2 emitida pelo navio por quantidade de carga transportada por milhas náuticas, a verdade é que esses avanços têm sido insuficientes na medida em que cresce o comércio global no transporte marítimo.

Promover esse capítulo da transição energética, reduzindo o uso de bunker (óleo combustível marítimo), é extremamente desafiador.

Em toda a tonelagem da frota global de navios, menos de 1% possui motor flex, capaz de receber combustíveis alternativos ou renováveis, segundo a plataforma especializada Clarksons Research.

E qual é a dificuldade?

Há muita incerteza sobre quais serão as rotas tecnológicas viáveis e quais serão aceitas como “verdes” em um horizonte de 30 a 35 anos, que é a vida útil de navios de carga.

Nesse cenário, as opções de substituição intermediárias drop-in, com um percentual de biodiesel, tendem a ser cada vez mais valiosas no mercado por não demandarem mudanças no motor nem a construção de novas infraestruturas de armazenamento e transporte do combustível. E por indicarem mais eficiência e segurança do que as soluções adotadas atualmente —especialmente a amônia e o metanol.

Há ainda soluções para novos navios graneleiros, como os Cleambus, da Klaveness Combination Carrier, já em produção na Europa e que poderão navegar com até 40% menos emissões de CO2 por tonelada-milha de carga transportada em comparação com navios padrão.

Em paralelo, hubs portuários como Roterdã e Singapura, segundo a LLoyds List intelligence, devem concentrar a maioria das entregas de biocombustíveis misturados em 2025.

Esse movimento é positivo. A IMO, aliás, fez uma revisão de sua estratégia e definiu metas para 2030, 2040 e 2050 que exigirão uma guinada para os renováveis, conforme destaca relatório da The Getting to Zero Coalition —aliança de pelo menos 200 empresas e organizações que visam colocar em operação navios comercialmente viáveis, movidos por combustíveis net zero, até 2030.

Para apressar a desejada transição energética nos mares, o desenvolvimento de mais opções de embarcações flex já está em marcha. E, aqui, um velho conhecido do público brasileiro se coloca em posição de exercer protagonismo: o etanol.

O biocombustível de cana-de-açúcar já se mostrou bem-sucedido em testes realizados pela Wärtsilä, empresa finlandesa líder global em tecnologias para o mercado marítimo. A substituição de combustíveis fósseis por etanol no transporte marítimo pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa.

É lógico que a descarbonização no setor passa também por medidas complementares, inclusive de gestão, como mitigar a ociosidade de cargas (que pode chegar a até 70% em operações de cabotagem na chamada taxa de retorno do Norte para o Sul do Brasil) a partir, por exemplo, da combinação de cargas líquidas e secas. O uso de combustíveis fósseis enquanto os navios estão atracados nos portos também é um ponto que necessita de uma nova alternativa.

São desafios enormes e oportunidades promissoras que merecem igual senso de prioridade em todos os debates sobre descarbonização.

Por: Ricardo Mussa Fonte: Folha de S. Paulo

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.


SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Brasil agrega 5 milhões de toneladas de açúcar à sua capacidade industrial

Próximo post

ABDI e governo da Bahia vão destinar R$ 2,6 milhões para incentivar etanol de agave

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Volvo prevê queda de 10% para o mercado de caminhões em 2025
Transporte

Volvo prevê queda de 10% para o mercado de caminhões em 2025

por Redação Visão Agro
13 fevereiro, 2025

Os principais fatores para a baixa do mercado neste ano, segundo a montadora, são a taxa de juros elevada, desvalorização...

Ler maisDetails
Transporte

Venda de veículos no Brasil cresce 15% em 2024, melhor número em 18 anos

por Redação Visão Agro
9 janeiro, 2025

A venda de veículos novos em 2024 atingiu o melhor resultado em 18 anos. Segundo dados da Federação Nacional da...

Ler maisDetails
Com projetos personalizados, Megatec se consolida como referência no setor agrícola
Leia mais

Com projetos personalizados, Megatec se consolida como referência no setor agrícola

por Redação Visão Agro
2 dezembro, 2024

Com mais de duas décadas de história, a Megatec consolida-se como uma das principais referências em soluções para o transporte...

Ler maisDetails
Vem aí o carro voador brasileiro: Embraer já recebeu R$ 700 mi para projeto
Tecnologia

Vem aí o carro voador brasileiro: Embraer já recebeu R$ 700 mi para projeto

por Redação Visão Agro
2 dezembro, 2024

Recursos do Fundo Clima impulsionam o desenvolvimento e a produção comercial do eVTOL no país Foto: Eve Air Mobility/divulgação O...

Ler maisDetails
Transporte

Brasil atrai investimentos de carros elétricos chineses

por Redação Visão Agro
29 novembro, 2024

A indústria automobilística brasileira está passando por uma transformação significativa com a chegada de investimentos chineses, especialmente no segmento de...

Ler maisDetails
eletrico
Transporte

Aliança global é a proposta dos produtores de etanol contra elétricos

por Redação Visão Agro
21 novembro, 2024

Países em desenvolvimento que produzem biocombustíveis, como Índia e Indonésia, estão articulando uma aliança global com fabricantes de veículos para...

Ler maisDetails
Seara investe R$ 13,5 milhões para ampliar frota de caminhões elétricos
Bioenergia

Seara investe R$ 13,5 milhões para ampliar frota de caminhões elétricos

por Redação Visão Agro
13 novembro, 2024

Com 221 veículos movidos a energia limpa, empresa deixa de emitir 2,7 mil toneladas de carbono anualmente A Seara anunciou...

Ler maisDetails
Primeiro semestre teve aprovação de projetos que priorizam a produção e o uso de energia sustentável
Bioenergia

Venda de carros 100% elétricos cresce em ritmo acelerado no Brasil

por Redação Visão Agro
12 novembro, 2024

País assiste a uma alta significativa de vendas de automóveis a bateria, puxada pela chegada de marcas chinesas com preços...

Ler maisDetails
CBios
Sustentabilidade

Cummins Brasil inova com motor a etanol, focado na sustentabilidade do transporte

por Redação Visão Agro
11 novembro, 2024

Na Fenatran 2024, empresa destaca solução alinhada à matriz energética brasileira para o setor rodoviário Durante a Fenatran 2024, a...

Ler maisDetails
projeto-co2
Biocombustíveis

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

por Redação Visão Agro
7 novembro, 2024

Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
ABDI e governo da Bahia vão destinar R$ 2,6 milhões para incentivar etanol de agave

ABDI e governo da Bahia vão destinar R$ 2,6 milhões para incentivar etanol de agave

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36