Depois de um fim de semana de incêndios em São Paulo e no Centro-Oeste, e geada e queda de neve no Sul do Brasil, o país pode enfrentar uma segunda-feira de temperaturas mais baixas.
O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta amarelo (Perigo Potencial) para uma queda brusca de temperatura, com declínios entre 3ºC e 5ºC. No Sul, há aviso laranja (Perigo) para geadas nesta segunda-feira.
Além destes, o Inmet também alerta para baixa umidade, chuvas intensas no Rio de Janeiro e ventos costeiros no Espírito Santo.
Veja os avisos:
Além do Rio de Janeiro, partes de São Paulo e de Minas devem também enfrentar chuvas intensas nesta segunda, com precipitações de 50 mm/dia e ventos intensos. Nas capitais, as temperaturas devem ser de 12ºC, 4ºC e 13ºC.
Segundo o Inmet, geadas devem afetar o Sul nesta segunda-feira. Em Santa Catarina, a situação é de perigo, com temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC. Em Curitiba, a mínima é de 1ºC na segunda.
O declínio de temperatura deve afetar os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de algumas regiões de Mato Grosso, Minas Gerais Goiás e Rondônia.
Já o ar seco deve persistir nesta segunda em grande parte da região central do país.
Por que o fim de semana foi de queimadas e de neve?
O clima seco e quente contribuiu para o aumento das queimadas, como acontece todos os anos durante o auge da estação seca no Centro do Brasil. No entanto, o grande número de incêndios em São Paulo mostram um quadro “absolutamente fora do normal e extraordinário”, segundo a MetSul.
Já neve foi registrada em Santa Catarina, especialmente nas áreas de São Joaquim e Bom Jardim da Serra, neste fim de semana. A Defesa Civil atribui o clima em Santa Catarina à uma forte massa de ar frio de origem polar, junto à umidade na região, afirmando que era possível “identificar a precipitação de água líquida e flocos de neve” na cidade. O órgão recomenda que a população mantenha-se bem agasalhada e em locais abrigados.
Este clima é normal?
Em partes. Uma massa de ar seco e muito quente elevou as temperaturas no Centro, Sudeste e Norte do Brasil, enquanto uma frente fria avançava pelo Sul, trazendo frio intenso e neve em algumas áreas.
Embora seja comum ter queimadas durante a estação seca e frio no Sul nesta época do ano, a quantidade de incêndios em São Paulo e em outras regiões como o Pantanal e a Amazônia é anormal e não pode ser justificada apenas pelas condições climáticas.
Fonte: O Globo
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.