Ventanias também são destaques que devem espalhar mais fumaças pelo Brasil
Três alertas de perigo para tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem ativos nesta sexta-feira (20/9). As chuvas devem acontecer em praticamente todo Rio Grande do Sul, além de regiões de Santa Catarina e Paraná.
Os volumes devem variar entre 50 e 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h e até queda de granizo com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e condição para alagamentos.
Na madrugada e manhã de sexta-feira, a frente fria avança e leva chuvas para a metade norte, centro e região metropolitana de Porto Alegre, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Durante a tarde, as chuvas persistem no noroeste, norte e nordeste.
No sábado (21/9), a frente fria deve se afastar, e o tempo firme retorna para a maioria do Estado, com chance apenas para chuviscos no norte noroeste.“A Defesa Civil do RS alerta para risco de transtornos por conta das chuvas fortes e persistentes, além dos temporais pontuais, com possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis e risco de inundações de córregos, arroios e pequenos rios”.
As áreas centrais do país seguem com ar seco e calor forte, sem previsão de chuva desde o interior de Minas Gerais até o Tocantins. O tempo seco e as altas temperaturas têm impactado o café, especialmente as árvores mais novas no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.
Por um lado, isso até favorece o processo final da colheita do café, mas pode prejudicar a florada e a formação dos grãos, segundo análise da Agroclima. Isso porque, sem chuva o café arábica não consegue iniciar o processo de florada e acaba atrasando outras fases fenológicas ao longo do ano.
Já para o café conilon no Espírito Santo e no sul da Bahia, a umidade do solo está favorável e a florada já começou, segundo o boletim agroclimático.
Nesta sexta-feira, a visibilidade será mais uma vez prejudicada em muitos Estados devido às fumaças de queimadas vindas do interior do Brasil. A condição para ventania prevista pela Climatempo em boa parte do país ajuda a espalhar os focos de incêndio.
De acordo com o boletim, o sul de Santa Catarina, região serrana e litoral norte do Rio Grande do Sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul terão os ventos mais intensos. Isso implica também em uma baixa qualidade do ar desde o norte de São Paulo até o Pará, informa a Climatempo.
Em Cuiabá, Brasília, Goiânia e Palmas, a umidade do ar segue em níveis emergenciais nas horas mais quentes do dia, entre 12% e 20%.
Por: Marcos Fantin Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.