A semana vai ser marcada por uma mudança considerável no padrão atmosférico no Brasil após meses seguidos de chuva abaixo da média e diversas cidades há meses sem registro de chuva. De acordo com a Metsul Meteorologia, esta será a semana mais chuvosa em seis meses no Brasil.
Na prática, a temporada seca se encerra e começa a transição para o período úmido no Brasil com precipitação prevista para os Estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Dois centros de baixa pressão ativos vão ser responsáveis pela mudança de padrão nos Estados brasileiros com o aumento da umidade. Inicialmente, um dos sistemas se aprofunda sobre o Paraguai no começo da semana e traz chuva para os três Estados do Sul entre segunda-feira (7/10) e terça-feira (8/10).
Na sequência, entre quarta-feira (9/10) e quinta-feira (10/10), a instabilidade se propaga pelo Centro-Oeste e Sudeste. A Metsul afirma que pode chvoer em áreas que não tem precipitação há quase seis meses.
Na segunda metade da semana, e no fim de semana, são esperados novos episódios de chuva em vários locais do Centro-Sul do Brasil, à medida que a baixa pressão se desloca para a região Sul novamente, com destaque para o Rio Grande do Sul, com possibilidade de formação de um ciclone em alto mar.
“Há quase seis meses não se observava um mapa com projeção de chuva para o Brasil com precipitação em tantos lugares do país como se vê para o período dos próximos dez dias”, diz o boletim.
Nos próximos dez dias, muitas áreas podem ter acumulados por volta de 50 milímetros no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os maiores volumes devem ocorrer em Santa Catarina e no Paraná, onde várias cidades podem somar 100 milímetros a 200 milímetros.
Os temporais isolados devem acompanhar as pancadas de chuva em diferentes regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil ao longo desta semana. Segundo o boletim, podem ocorrer episódios de chuva intensa com raios, queda de granizo e vendavais.
“A chuva forte a intensa acompanhando temporais localizados podem provocar mesmo alagamentos em algumas cidades”.
Por:Marcos Fantin Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.