O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu a visita do embaixador da China no país, Zhu Qingqiao, na terça (22), em Brasília.
Durante o encontro, foram discutidos o fortalecimento da relação entre os dois países, que celebra 50 anos em 2024, a importância do agro brasileiro para atender a demanda de alimentos chinesa e as oportunidades de investimentos no setor logístico do Brasil.
João Martins destacou o papel da entidade na defesa dos interesses dos produtores rurais, na promoção de ganhos de produtividade nas propriedades e na busca da diversificação da pauta exportadora brasileira.
Nesse sentido, o presidente citou os escritórios internacionais da CNA em Xangai, Dubai e Singapura e o projeto Agro.BR, que auxilia pequenos e médios empresários rurais a exportar produtos de maior valor agregado.
Martins também falou sobre o aumento de investimentos chineses em operações logísticas e obras de infraestrutura no Brasil. “Nossa expectativa é que a China continue investindo nesses projetos para melhorar, principalmente, o escoamento da produção agrícola”.
Para o embaixador Zhu Qingqiao, a parceria Brasil-China é benéfica para os dois países e não se limita apenas ao comércio, mas também aos investimentos, ciência e tecnologia. “Estamos celebrando 50 anos da relação bilateral, que sempre se baseou em respeito mútuo e cooperação, superando desafios e se tornando cada vez mais consolidada”.
Na reunião, Zhu Qingqiao defendeu o desenvolvimento econômico dos dois países por meio da cooperação e disse que Brasil e China estão no caminho certo na busca pela melhoria do bem-estar da população urbana e rural.
O vice-presidente da CNA e de Relações Internacionais, Gedeão Pereira, destacou a preocupação do Brasil em consolidar o mercado de commodities e diversificar a pauta exportadora de produtos agropecuários. O vice-presidente disse ainda que a China tem almejado investimentos em equipamentos para atender pequenas propriedades. “É um setor que nos parece bastante promissor”.
Participaram da reunião a ministra-conselheira da embaixada da China, Shao Yingjun, a adida comercial Zheng XIaoni, o terceiro-secretário Liang Tian, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o diretor técnico Bruno Lucchi.
Fonte: CNA
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.