Em contrapartida, qualidade da matéria prima é superior à registrada um ano antes
A região Centro-Sul enfrentou um acentuado déficit hídrico no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, impactando o desenvolvimento dos canaviais colhidos na safra atual. O cenário foi analisado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em boletim de acompanhamento.
Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira, 23, a produtividade agrícola do mês de setembro se mostrou inferior à observada na safra passada, com 69,7 t/ha na atual temporada contra 83,4 t/ha na anterior.
Já ao analisar os dados acumulados, o CTC observa que o Centro-Sul alcançou uma produtividade de 83,2 t/ha até setembro de 2024. O valor está dentro da média das últimas dez safras, que é de 79,7 t/ha, segundo dados do programa de benchmarking do CTC.
Por sua vez, a qualidade da matéria-prima – medida pela concentração de açúcar total recuperável (ATR) por tonelada de cana – foi superior à observada na safra passada, como consequência da falta de chuvas. No acumulado desta safra, o índice apresenta um valor de 136,71 kg/t, enquanto na safra passada foi de 136,1 kg/t.
Fonte: CTC
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.