Cidade teve 148,9 milímetros (mm) de chuvas entre 1º e 7 de novembro deste ano; média histórica para todo mês é de 135,9 mm
As chuvas volumosas registradas na região de Piracicaba (SP) na primeira semana de novembro oferecem boas perspectivas para as lavouras, especialmente para a próxima safra de cana-de-açúcar, de acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da USP em Piracicaba (SP). “Tempo bom para o campo”, afirma.
As lavouras de cana-de-açúcar do interior de São Paulo sofreram com as queimadas registradas neste ano. A chegada das chuvas significa boas condições para o solo.
“A previsão é que as próximas semanas de novembro também sejam de chuvas. São boas condições para as lavouras recém semeadas na região, bem como para cana e pastagens, condições que trazem boas perspectivas para a próxima safra, para formação dos canaviais que serão colhidos em 2025. Cenário bem esperançoso”, disse.
O professor acrescenta que as chuvas são positivas para a reposição de água no solo. “É lógico que a chuva precisa continuar, mas quando começamos novembro com essas precipitações é muito positivo para os mananciais. Observamos os níveis dos rios e lagos da região subirem. Há reposição de água no solo. Essa chuva é muito saudável. Para quem está no campo, esse cenário é tempo bom”, celebrou.
O professor adverte, contudo, para a necessidade de atenção nas estradas rurais, devido aos riscos de alagamentos e deslizamentos.
Recorde
Piracicaba bateu o recorde de volume de chuvas para novembro nos primeiros sete dias do mês, segundo a Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Esalq.
De 1º a 7 de novembro, o município registrou 148,9 milímetros em precipitações. A marca é a maior em mais de um século de medições da estação criada em 1917. A média em toda a série histórica para a primeira semana do mês é de 25,7 mm.
Antes de 2024, o segundo maior volume de chuvas na primeira semana de novembro foi registrado em 2014, quando Piracicaba somou 88,2 milímetros em precipitações. Na sequência do ranking, vem o ano de 1945, com 82,7 milímetros de chuvas no mesmo período comparativo.
Em uma semana, o volume de chuvas registrados na cidade também já superou o total esperada para todo o mês. A média histórica para o volume de chuvas em novembro é de 135,9 milímetros na cidade, segundo a LEB-Esalq.
De acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, a previsão é que as próximas semanas de novembro também sejam de chuvas.
Por: Claudia Assencio Fonte: g1
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.