A semana começou com chuvas em grande parte do Brasil com tendência de intensificação na região Sul a partir desta terça-feira (19/11). A previsão é que uma frente fria avance pelo litoral dos Estados e leve chuvas torrenciais ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente.
O leste e norte do Rio Grande do Sul, além do litoral de Santa Catarina, receberão altos volumes de chuva ao longo do dia, desde a Lagoa dos Patos até a capital Florianópolis, segundo a Rural Clima.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas devem acumular cerca de 50 milímetros no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e litoral do Paraná.
Esse sistema deve se deslocar somente na quinta-feira (21/11) em direção ao Sudeste e subir pelo Brasil. “Isso vai reforçar as instabilidades no Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) na segunda metade da semana e o tempo aberto retorna no Sul”, afirma Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
No restante do Brasil, espera-se a manutenção das pancadas de chuva que tem acontecido com frequência. Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo seguem com acumulados previstos acima de 40 milímetros e em torno de 100 milímetros em algumas localidades, aponta o Inmet. Segundo Santos, as condições são boas para plantio neste momento.
Por outro lado, o centro-leste do Nordeste e a faixa do extremo norte do Brasil seguem com poucas chuvas por conta da porção litorânea do Oceano Atlântico estar fria, o que impede o avanço das chuvas, explica o especialista. Além disso, o tempo seco e quente predomina durante toda a semana.
Somente no centro-sul da Bahia e áreas do sul do Piauí e do Maranhão as chuvas devem voltar a acontecer perto do fim da semana com acumulados acima dos 50 milímetros.
Já no Norte, as pancadas de chuva se concentram no centro-oeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Tocantins, com acumulados acima dos 100 milímetros. Nas demais áreas, as chuvas serão isoladas.
Por: Marcos Fantin Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.