Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quinta-feira, novembro 13, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Cinco gerações no mercado de trabalho desafiam comunicação no agronegócio

Fabio Palaveri por Fabio Palaveri
27 novembro, 2024
em Leia mais, Mundo Agro
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Leia mais
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

O mercado de trabalho nunca foi tão diverso como atualmente. Pela primeira vez na história, cinco gerações convivem simultaneamente no mesmo ambiente profissional, desde os baby boomers, nascidos no pós-guerra, à geração Alfa, que começa a ingressar como muitas vezes como aprendizes. Essa pluralidade gera desafios significativos para empresas de todos os setores, incluindo o agronegócio, que precisa equilibrar experiência e inovação para garantir seu protagonismo global.

No agro, um setor em constante transformação tecnológica, essa convivência intergeracional ganha ainda mais complexidade. Especialista do setor e membro do conselho da Coplana, Socicana e STAB, José Rossato Jr. destacou durante uma plenária do II Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial, evento organizado pelo Grupo de Empresas Parceiras (GEP), a dificuldade de ajustar a comunicação para públicos com expectativas e linguagens tão diferentes. “Boa comunicação não é o que achamos que dissemos, mas o que o receptor entende. Estamos conseguindo falar com essa nova geração? A geração Alfa, formada por jovens nascidos entre 2010 e 2025, já começa a integrar o mercado como menores aprendizes, trazendo um domínio intuitivo das tecnologias digitais, mas também exigindo abordagens mais modernas de liderança e treinamento. Por outro lado, gerações mais experientes, como os baby boomers, valorizam a hierarquia e a estabilidade, características que entram muitas vezes em choque com o dinamismo esperado pelas gerações mais jovens, como os millennials e a geração Z”, disse.

Leia mais

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

Paulo Gallo, diretor da Servserth Automação Industrial, reforçou que, além da comunicação, a sustentabilidade é um ponto central que une essas gerações, embora com perspectivas distintas. “Os problemas climáticos estão chegando mais rápido do que imaginávamos, e o agronegócio precisa continuar liderando iniciativas sustentáveis. As novas gerações já vêm com essa mentalidade, mas precisamos de líderes que conectem essas ideias à prática”, afirmou.

Márcio Venturelli, Coordenador Técnico do Instituto SENAI de Tecnologia, acrescentou que a transição de gerações também afeta a velocidade com que tecnologias são adotadas no setor. “A tecnologia não é novidade, mas precisa ganhar escala. Os grandes grupos já estão investindo fortemente nisso, mas é necessário acelerar. É com inovação e adaptação que vamos responder aos desafios do mundo”.

Da esquerda para a direita: Paulo Gallo, Márcio Venturelli e José Rossato Jr. dividiram uma das plenárias do ll Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial | Foto: Fábio Palaveri

Adaptações necessárias

Rossato chamou a atenção para um ponto importante que é o posicionamento estratégico do setor especialmente na comunicação com o público interno e externo. Ele mencionou o exemplo do etanol no Brasil, que já possui uma mistura de 27% com gasolina, chamada de E27. “Lá fora, chamam o E10 de grande avanço, enquanto aqui continuamos chamando o E27 simplesmente de gasolina. Isso é um reflexo de como podemos melhorar na forma de apresentar o que fazemos. Enquanto os mais experientes trazem sua sabedoria acumulada, os jovens podem contribuir com novas perspectivas e habilidades digitais. É um ajuste de abordagem, que exige paciência, mas é fundamental para o futuro do setor”.

Paulo Gallo destacou ainda como as novas gerações podem trazer uma visão mais inovadora para o debate sobre sustentabilidade. O especialista lembrou que o Brasil possui uma matriz energética majoritariamente renovável e que pode usar esse diferencial para se destacar no mercado internacional. “Temos o know-how e os recursos, mas precisamos de comunicação eficaz e líderes que guiem essa transição”, comentou.

Para Venturelli, o caminho passa por educação e capacitação, além de liderança estratégica. Ele apontou que a inovação não pode se limitar às grandes empresas, mas precisa alcançar todo o ecossistema do agronegócio. “Todos nós estamos no caminho certo, mas precisamos acelerar esse processo. É com a força coletiva que o Brasil pode se manter competitivo”, disse.

O desafio de gerenciar cinco gerações no mercado de trabalho vai além da comunicação. Ele reflete a necessidade de adaptação constante das empresas para atrair, reter e engajar talentos em um setor que se reinventa a cada dia. Com isso, a pluralidade geracional deixa de ser apenas uma complexidade para se transformar em uma vantagem estratégica.

Mas há um ponto que precisa de mais atenção: enquanto sabemos produzir, inovar e liderar em sustentabilidade, muitas vezes não sabemos contar a nossa própria história. Precisamos nos comunicar melhor, tanto internamente quanto com o mundo, valorizando aquilo que fazemos de forma única. Para isso, é essencial conversarmos mais entre nós, aprendermos a “vender nosso peixe” e mostrar com clareza e confiança o que o agro brasileiro tem de melhor. Afinal sabemos fazer, e já passou da hora de sabermos contar.

Por: Fábio Palaveri – Visão Agro

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol com joint venture e investimento de US$ 2,2 bilhões

Próximo post

Sete dias para o 21° Prêmio Visão Agro Brasil, confira a relação de personalidades e usinas que serão homenageadas nesta edição

Fabio Palaveri

Fabio Palaveri

Notícias Relacionadas

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

13 novembro, 2025
BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

13 novembro, 2025
Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

13 novembro, 2025
“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

13 novembro, 2025
Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

13 novembro, 2025
Etanol: anidro recua 3,52% e hidratado desvaloriza 0,94% na semana

Associação de produtores de etanol dos EUA defende mistura permanente de 15% à gasolina

13 novembro, 2025
Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

12 novembro, 2025
Governador democrata da Califórnia critica ausência dos EUA na COP30

Governador democrata da Califórnia critica ausência dos EUA na COP30

12 novembro, 2025
Desbloqueio do orçamento do seguro rural continua “na mesa”, afirma secretário do Mapa

Desbloqueio do orçamento do seguro rural continua “na mesa”, afirma secretário do Mapa

12 novembro, 2025
Fundo de transição energética deve receber recursos do petróleo e da mineração, diz MME

Fundo de transição energética deve receber recursos do petróleo e da mineração, diz MME

12 novembro, 2025
Carregar mais
Próximo post
Último dia de inscrições para o 21º Prêmio Visão Agro Brasil na categoria “Cases de Sucesso”

Sete dias para o 21° Prêmio Visão Agro Brasil, confira a relação de personalidades e usinas que serão homenageadas nesta edição

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36