Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
terça-feira, setembro 2, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Preço dos Alimentos: Sem reconhecer origem da alta, governo Lula defende medidas que podem agravar cenário

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
31 janeiro, 2025
em Política e Governo
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
0
Home Mercado Política e Governo

O Governo Federal continua diagnosticando de forma equivocada o atual momento do preços dos alimentos e, enquanto isso acontece, o remédio eficiente para o problema não aparece. Mesmo assim, há quem ainda tente transferir a responsabilidade, cobrando de quem não deveria para tentar arrumar a casa. Nesta terça-feira (28), ventilam as informações de que há uma ala dentro do PT (Partido dos Trabalhadores) defendendo a taxação transitória das exportações do agronegócio.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, todavia, afirmou à Folha de S. Paulo que “essa proposta não deve prosperar” e que “o presidente Lula deixou claro que não vai tomar medidas heterodoxas”. No entanto, a reportagem lembrou que, em 2022, enquanto deputado federal, Teixeira assinou o projeto de lei que pretendia taxar as exportações de grãos e carnes caso fosse necessário.

A ala do partido de Lula que defende a taxação das exportações do agronegócio afirma que a lei poderia “forçar o agronegócio a direcionar uma maior fatia da produção ao mercado interno, com impacto imediato sobre os preços”, sem saber, talvez, que a comida nas gôndolas dos supermercados brasileiros, respeitando as devidas proporções, é um dos mais acessíveis do mundo, justamente pelo fato de o país liderar globalmente a exportação de diversos itens. Quanto maior o nível de exportações, maior a produção e, consequentemente, a disponibilidade interna. Assim, países importadores têm preços dos alimentos mais altos, enquanto os exportadores, mais baixos.

Seriam as “retenciones à brasileira”. Menos competitividade para o agronegócio brasileiro, custos encarecidos, comida mais cara para a o população. O governo, no entanto, parece não fazer essas contas. Parece não fazer nem ao menos as suas próprias contas para diagnosticar o atual momento de forma correta, que elencoularanja, café, açúcar, óleo de soja e carne como suas principais dores de cabeça agora, como forma de travestir as preocupações crescentes com sua popularidade decaindo.

O presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) se manifestou nas redes sociais pontuando as incongruências das últimas falas e ações do Governo Federal, que insiste em buscar um culpado, ao invés de entender que a solução estaria em ampliar o incentivo e melhorar o ambiente para quem produz.

“Que este governo perdeu totalmente a credibilidade, que perdeu completamente a mão em relação à taxa de juros, ao câmbio e, principalmente, com o aumento e o aumento completamente descontrolado dos gastos públicos, isso você já sabe. O resultado disso é inflação, problema na economia, é economia desaquecida e, principalmente, a diminuição do poder de compra da população. Agora, eles querem jogar essa culpa em você”, diz.

Lupion dá sequência à sua fala analisando algumas medidas já ventiladas pelo governo, como a diminuição da tarifação da importação de gêneros alimentícios de outros países. “E quem paga essa conta somos nós, brasileiros, produtores rurais, principalmente, que trabalham muito, que produzem o suficiente para a população brasileira se alimentar e, principalmente, produzem com qualidade”.

O deputado reforça, como também já se manifestaram mais líderes do setor produtivo e político, que o Brasil não sofre um problema de desabastecimento ou algo semelhante, mas que amarga as decisões de um governo que ainda não atua para que o ajuste fiscal seja eficiente o bastante, fazendo com que “a resposta venha para a população brasileira”. Do mesmo modo, Lupion critica ainda o cenário em que o produtor rural tem de otimizar sua produção, ainda enfrentando juros elevados, crédito restrito e uma persistente insegurança jurídica.

“O que nós precisamos é valorizar nossa agricultura, valorizar nosso produtor. Achar maneiras do crédito ser mais barato, de crescer nossa produção, de vencer os gargalos logísticos e, principalmente, fazer com que o produtor consiga produzir cada vez mais, melhor, tendo rentabilidade e continuar tendo competitividade para continuar colocando alimento barato na mesa dos brasileiros”, afirma.

Esta deverá ser mais uma semana de incontáveis reuniões entre ministros do Governo Lula III com foco nesta pauta, reforçada diante da queda de aprovação do presidente de acordo com as últimas pesquisas. De acordo com o levantamento realizado pelo instituto Quaest e encomendado pela Genial Investimentos, a avaliação negativa do governo foi a 37%, ante 31% em dezembro, enquanto aqueles que têm uma visão positiva foram para 31%, em comparação com 33% no mês passado. A avaliação regular teve queda para 28%, ante 34%. A região que registrou a maior queda na avaliação positiva do governo doi o Nordeste, principal reduto eleitoral de Lula. Por lá, a queda na avaliação positiva do Governo Lula foi de 48% para 37% em um mês.

“O que o governo deveria fazer é cuidar das suas próprias contas (…) Existe sim aumento de preço de produto, existiu há 5, 10, 15, 20, 30 anos, em função das condições do clima, de mais ou menos oferta de determinado produto. Então, não adianta trazer essa conversa para explicar o momento contemporâneo. O momento contemporâneo é causado por uma inflação fora de controle, resultado de gastos desenfreados de um governo incompetente”, afirma o cientista político Christian Lohbauer em entrevista ao Notícias Agrícolas. Ele complementa dizendo ainda que não há outra maneira de explicar para o povo o que está acontecendo sem dizer que “isso está acontecendo porque a inflação está fora de controle, essa é a explicação que tem que ser dada”.

E se engana quem pensa que a tarifação sobre as exportações do agronegócio brasileiro estão distantes. Os governos do Pará e do Maranhão já aprovaram novas leis que trazem essas taxas ao setor – no caso do Pará se trata de R$ 4,32 por saca de soja comercializada para a exportação, que responde por mais de 90% do mercado da soja paraense – e agora os setor tenta revertê-las. Caso não seja possível, a legislação entre em vigor em março.

“Tributar exportações só gera um resultado: a redução das exportações. Olha o que aconteceu com o trigo argentino em todos esses anos. Tributos de exportação fizeram com que o produtor parasse de produzir. Mas, esse pessoal nunca produziu nada vida, eles sempre viveram com o dinheiro dos outros. Então, essas medidas surgem na cabeça deles como se fosse algo muito normal, de ajuste fiscal. Eles estão condenando a produção. O resultado no curto e médio prazo é a redução da produção e exportação, é o crescimento da pobreza”, complementa a análise de Lohbauer.

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes | Fonte: Notícias Agrícolas

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Custo de capital e regulação desafiam avanço dos biocombustíveis, diz CEO da Be8

Próximo post

Fevereiro terá calor acima do normal e região com mais de 160 mm de chuva

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Brasil e México assinam acordos de biocombustíveis e competitividade
Política e Governo

Brasil e México assinam acordos de biocombustíveis e competitividade

por Redação Visão Agro
29 agosto, 2025

Foto: divulgação RPA News Autoridades de Brasil e México assinaram nesta quarta-feira, 27, dois acordos sobre biocombustíveis e competitividade, em...

Ler maisDetails
Alckmin aposta em ampliar comércio com México; agenda inclui biocombustíveis e SAF
Política e Governo

Alckmin aposta em ampliar comércio com México; agenda inclui biocombustíveis e SAF

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Brasília (DF), 11/12/2024 - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante a posse do novo presidente do Tribunal de Contas...

Ler maisDetails
Com tarifaço de Trump, agro pode faturar metade do valor de 2024
Política e Governo

EUA aceitam pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC

por Redação Visão Agro
22 agosto, 2025

Passo foi visto de forma positiva pelo governo Lula, mas entendimento é que acordo segue difícil O governo americano aceitou...

Ler maisDetails
Ministério da Fazenda quer reduzir resistência à taxação de LCI e LCA
Política e Governo

Ministério da Fazenda quer reduzir resistência à taxação de LCI e LCA

por Redação Visão Agro
18 agosto, 2025

Pasta acredita em pacote regulatório que está sendo preparado voltado a tributos sobre renda fixa isenta O Ministério da Fazenda...

Ler maisDetails
Tarifa de 50% dos EUA sobre etanol brasileiro traz desafios e oportunidades, diz presidente da Bioenergia Brasil
Bioenergia

Tarifa de 50% dos EUA sobre etanol brasileiro traz desafios e oportunidades, diz presidente da Bioenergia Brasil

por Redação Visão Agro
11 agosto, 2025

Mário Campos, presidente da Bioenergia Brasil e da SIAMIG Bioenergia, avalia impactos e desafios da nova medida imposta pelos Estados...

Ler maisDetails
O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?
Internacional

O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?

por Redação Visão Agro
6 agosto, 2025

Foto: Mello Commodity A partir de hoje, 6 de agosto de 2025, entra em vigor uma nova tarifa de 50%...

Ler maisDetails
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro
Política e Governo

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

por Redação Visão Agro
4 agosto, 2025

Ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Ton Molina O Ministro Alexandre de Moraes determinou, na noite desta segunda-feira, a prisão domiciliar...

Ler maisDetails
Com tarifaço de Trump, agro pode faturar metade do valor de 2024
Política e Governo

Lista de exceções dos EUA deixa de fora 82% das exportações do agro brasileiro

por Redação Visão Agro
4 agosto, 2025

A lista de exceções do governo norte-americano quanto à tarifa adicional de 40% a ser imposta sobre produtos brasileiros deixou...

Ler maisDetails
Não há respaldo técnico ou comercial para tarifa de 50% dos EUA, afirma Abag
Política e Governo

Não há respaldo técnico ou comercial para tarifa de 50% dos EUA, afirma Abag

por Redação Visão Agro
1 agosto, 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Anna Moneymaker/Getty Images) A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) afirmou em nota nesta quinta-feira,...

Ler maisDetails
Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil
Política e Governo

Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil

por Redação Visão Agro
31 julho, 2025

Presidente dos Estados Unidos oficializou mais 40% de taxa para produtos brasileiros, o que totaliza os 50% anunciados anteriormente pela...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
País tem sétima onda de calor em 2024 e temperatura em SP deve chegar a 33°C nesta terça (24)

Fevereiro terá calor acima do normal e região com mais de 160 mm de chuva

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36