As cinco regiões brasileiras têm áreas com perigo de chuvas intensas que, em alguns casos, podem vir acompanhadas de ventos fortes
O Instituto Nacional de Meteorología (Inmet) publicou quatro alertas laranjas, que indicam perigo para grandes volumes de chuva e compreendem áreas de 12 Estados de todas as regiões do Brasil.
Na faixa entre o extremo norte do litoral gaúcho e sudeste catarinense podem ser registrados temporais com um acumulado de 50 a 100 mm/dia.
A razão, segundo a Climatempo, é a formação de um sistema de baixa pressão sobre a região, favorecendo o aumento de umidade no continente.
O sistema somado à atmosfera aquecida pode ocasionar a formação de nuvens carregas que motivam outro alerta que contempla o noroeste do Paraná e toda a extensão litorânea de São Paulo, onde o grande volume de precipitação pode vir acompanhado de ventos fortes de 30km/h a 60km/h.
Grande parte do Ceará e do Piauî, além do leste maranhense, todos sob influência de infiltração marítima e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também podem enfrentar temporais.
Já o quarto alerta laranja engloba partes de Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso, onde as chuvas fortes, que podem também variar de um acumulado diário de 50 a 100 milímetros combinadas com ventos intensos que podem alcançar velocidades de 60km/h a 100km/h.
Destaque, ainda, para o tempo seco e a persistência de calor intenso em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na capital paulista, a temperatura pode chegar a 35ºC.
Por: Nícolas Damazio – São Paulo | Fonte: Globo Rural
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.