Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
terça-feira, novembro 18, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

RH no agro – Quais os cuidados que se deve ter?

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
26 junho, 2025
em Leia mais
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Leia mais
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

Por: Renato Fazzolari

SELECIONAR – QUAIS OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER?

Leia mais

Lorival Luz, ex-chefe da BRF, é nomeado como novo CFO da Raízen

Estudo descobre enzima de peixe-boi amazônico com potencial para viabilizar produção de biocombustível

Presidente Prudente é pioneira em rede urbana abastecida por biometano

Usinas paraense e goiana recebem autorização da ANP para aumento de produção diária

ALGUMAS IMPORTANTES PONDERAÇÕES PARA SE FAZER UMA BOA SELEÇÃO

Quando vamos comprar sapatos, o que fazemos?
 
Identificamos qual a nossa necessidade, e mentalmente imaginamos que tipo de calçado adquirir. Vou a um casamento, então quero um par de sapatos social preto, número 40, mocassim, aquele que não precisa amarrar, couro pelica que é mais macio e confortável, bico fino, salto e sola de couro, e o design igual ao que o Brad Pitt estava usando na premiação do Oscar.
 
Chegamos na loja e identificamos um quase igual, só que não tem preto, tem marrom. Vamos para outra loja, e tem um igualzinho, mas infelizmente não tem o número 40; outra loja, também quase, só que o couro não é pelica. E após uma romaria de lojas encontro o que procuro, perfeito, mas (como sempre tem um “mas”), quando o vendedor me diz o preço, quase caio de costas, está totalmente fora de meu orçamento. Resumo da história, acabo levando outro sapato que não era o que eu queria, mas dentro de minha realidade, que serviu para a minha necessidade, e para minha surpresa, passo a gostar muito desses sapatos e sinto-me feliz quando os uso.
 
Utilizamos esse exemplo para fazer uma analogia com a busca de um profissional no mercado. Normalmente idealiza-se o profissional ideal que se gostaria de ter, lá está a descrição de cargos, com o perfil ideal (ou imaginariamente ideal), e a partir daí se dá o início da busca do profissional. Aí começam os problemas, que podem ser maiores ou minimizados dependendo da rigidez ou flexibilidade dos profissionais envolvidos no processo (o requisitante e o selecionador da empresa).
 
Antes de darmos prosseguimento ao desafio dos nossos amigos selecionadores, vamos colocar um pouco de pimenta no tempero; para tal seria interessante analisar o que segue:
 
As Condições Internas da Empresa – Fazer uma autoanálise e identificar as reais condições que a empresa tem para atrair os profissionais do mercado, tais como: localidade da empresa, recursos de moradia que a(s) cidade(s) próxima(s) oferece(m); custo de vida na região; imagem que a empresa tem no mercado; benefícios que oferece; política salarial e de crescimento profissional; ambiente de trabalho; concorrência de outras empresas na região e se as condições oferecidas são compatíveis; quais as condições de trabalho e de estrutura que se irá oferecer ao profissional; qual o orçamento que dispõe para a aquisição do profissional, e outras peculiaridades da empresa.
 
A partir desta análise é que se deve montar uma estratégia para fazer uma contratação coerente com a realidade disponível; o correto é buscar um profissional que esteja adequado e se enquadre à realidade constatada.
 
As Condições Externas – Mercado muito ou pouco aquecido; muita concorrência; escassez de profissionais qualificados. Quando as condições de mercado são as que se apresentam, ter flexibilidade, criatividade e jogo de cintura podem ser uma boa alternativa.                                    
                                                   
Predisposição Pessoal – Outro fator interessante a se ponderar é o fato de que, via de regra, quando vamos buscar alguém no mercado, esquecemos que um dia tivemos a necessidade de ter uma oportunidade para podermos mostrar do que éramos capazes, e graças a alguém que acreditou em nós e nos deu oportunidade de crescimento, é que chegamos onde estamos agora. Será que quando vamos selecionar alguém, esquecemos o nosso passado?
 
Bom Senso – Este é um fator relevante; será que quando vamos buscar alguém no mercado, exigimos um “Messi”, e oferecemos as condições para se ter um “Biro Biro” (com respeito a este que também foi um bom jogador, porém não ao nível do “Messi”).
 
Alertamos para os cuidados e os riscos de uma seleção super ou subdimensionada, desassociada da realidade externa do mercado e interna da própria empresa; normalmente, a curto ou médio prazo, os resultados costumam ser contrários ao esperado.
 
Agora que o nosso tempero está devidamente apimentado, e sabemos o sapato que devemos comprar, e o profissional que pretendemos selecionar,  vamos a luta, boa compra e boa seleção.

Sobre Renato Fazzolari

Especialista em Recursos Humanos para o agronegócio e o setor bioenergético, é Psicólogo Organizacional, Professor Universitário (PUC) e fundador da AGRHO Recursos Humanos, consultoria premiada e voltada exclusivamente ao setor. Atuou na estruturação do RH do CTC (Centro de Tecnologia Copersucar) e desenvolveu metodologias aplicadas à realidade das usinas de açúcar, etanol e bioenergia, como os sistemas LOCE, LOCT, LOCI, MPE, PPAR, AEFxCI e SAD. Referência nacional, combina experiência técnica, visão estratégica e profundo conhecimento do segmento.

Sobre a AGRHO

A AGRHO é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção de profissionais para o setor do agronegócio no Brasil. Atua nesse segmento, oferecendo serviços de headhunting para empresas agroindustriais de todo o país. Reconhecida por sua excelência, seu banco de dados é constantemente atualizado, permitindo a identificação eficiente de candidatos alinhados às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, a empresa disponibiliza vagas e orientações para profissionais em busca de recolocação no setor.

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

“O Brasil está dando um salto histórico com etanol a 30% e biodiesel a 15%”, diz Arnaldo Jardim

Próximo post

Aumento na mistura de biocombustíveis beneficiará economia e o agro, avalia Erasmo Battistella

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Lorival Luz, ex-chefe da BRF, é nomeado como novo CFO da Raízen

Lorival Luz, ex-chefe da BRF, é nomeado como novo CFO da Raízen

18 novembro, 2025
Estudo descobre enzima de peixe-boi amazônico com potencial para viabilizar produção de biocombustível

Estudo descobre enzima de peixe-boi amazônico com potencial para viabilizar produção de biocombustível

18 novembro, 2025
Presidente Prudente é pioneira em rede urbana abastecida por biometano

Presidente Prudente é pioneira em rede urbana abastecida por biometano

18 novembro, 2025
Usinas paraense e goiana recebem autorização da ANP para aumento de produção diária

Usinas paraense e goiana recebem autorização da ANP para aumento de produção diária

18 novembro, 2025
Precisamos “sair do vício do petróleo”, diz presidente do Ibama na COP30

Precisamos “sair do vício do petróleo”, diz presidente do Ibama na COP30

17 novembro, 2025
Thiago Barral diz que Brasil está preparado legalmente para transição verde

Thiago Barral diz que Brasil está preparado legalmente para transição verde

17 novembro, 2025
Moagem de cana no Centro-Sul cresce 10,68% na segunda quinzena de agosto, mas recua no acumulado

Manejo de plantas daninhas pós-seca é essencial para canaviais mais produtivos, aponta especialista

17 novembro, 2025
Setor privado quer que o Proálcool ‘inspire’ o mundo

Setor privado quer que o Proálcool ‘inspire’ o mundo

14 novembro, 2025
Coalizão para mercado de carbono atrai potências globais na COP30

Coalizão para mercado de carbono atrai potências globais na COP30

14 novembro, 2025
Cade discutirá concorrência no setor de combustíveis em audiência pública

Cade discutirá concorrência no setor de combustíveis em audiência pública

14 novembro, 2025
Carregar mais
Próximo post
ANP avalia pedido de suspensão da mistura de biodiesel ao óleo diesel

Aumento na mistura de biocombustíveis beneficiará economia e o agro, avalia Erasmo Battistella

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36