Defesa Civil alerta para volume de 200 milímetros para regiões como Campinas, Sorocaba, Barretos e Ribeirão Preto
O Estado de São Paulo deve ter chuvas e ventos intensos entre sexta-feira (18) e domingo (20) em todas as regiões, alerta alerto meteorológico emitido nesta quarta-feira (16) pela Defesa Civil. A atenção especial é para cidades do interior. Os maiores volumes pluviométricos são esperados para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.
Os grandes volumes de água vêm acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a mais 60 km/h e granizo.
A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evite áreas abertas, encostas, tome cuidado com quedas de árvores e busque abrigo e local seguro”, afirma o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Previsão de chuva em todo o Estado
Confira a previsão para os acumulados de chuva por região:
Região Metropolitana: 95 mm
Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
Presidente Prudente: 90 mm
Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
Litoral Norte: 150 mm
Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm
Apagão na Região Metropolitana de São Paulo
Uma chuva com fortes ventos causou mortes, derrubou árvores e deixou boa parte da Região Metropolitana de São Paulo sem fornecimento de energia elétrica na sexta-feira (11). O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (16) medida cautelar solicitando que a empresa Enel dê acesso às informações de seu centro de controle operacional à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). A medida ocorre após pedido feito pelo Governo de São Paulo em conjunto com outras 16 prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo em reunião nesta terça-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.