Ventos ganham um pouco mais de intensidade devido à circulação atmosférica pelo interior do país, inclusive no interior de SP, que podem favorecer o espalhamento dos focos de queimada
Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, aumentando a condição para ventos no estado e chuva à noite no oeste e sul gaúcho.
Os ventos ganham um pouco mais de intensidade devido à circulação atmosférica pelo interior do país, inclusive no interior de SP, que podem favorecer o espalhamento dos focos de queimada.
Circulação marítima no Nordeste, ainda estimulando algumas nuvens de chuva sobre o litoral sul da Bahia e entre Maceió e João Pessoa. Rajadas fortes de vento na costa norte da Região.
Pancadas isoladas de chuva pela manhã no centro-norte do AM. À tarde, as pancadas de chuva são mais fortes no noroeste do estado.
Seca e calor intenso continuam no Brasil central
Atenção: possibilidade de ocorrência de chuva com fuligem (chuva preta) no Brasil nos próximos dias
Previsão do tempo para quarta-feira – 11/09/24
Região Sul
Nova frente fria chega ao Sul do Brasil e provoca ventos . As condições para chuva aumentam no oeste, na Campanha gaúcha e no extremo sul do RS, principalmente à tarde e à noite, se estendendo até a madrugada de quinta-feira. A Região Sul estará em pré-frontal e Porto Alegre pode ter um pico de calor com máxima prevista de 36 °C antes da entrada do vento frio. A umidade do ar diminui no norte e nordeste do RS, oeste e norte de SC e boa parte do PR continuam com tempo muito seco, sem previsão de chuva.
Calor de 40°C poderá ocorrer no norte/noroeste do PR
Região Sudeste
Quarta-feira com atenção para as rajadas de vento na Região Sudeste. No interior de SP, esta condição favorece o espalhamento dos focos de queimada. As maiores rajadas ficam para o litoral e sul do RJ.
Não há previsão de chuva para nenhuma áreas da Região Sudeste. A umidade do ar segue baixa e a qualidade do ar prejudicada. Níveis de umidade próximos de 10% podem ocorrer no interior de SP e Triângulo mineiro.
Calor perto dos 40°C no oeste e norte de SP e de MG
Região Centro-Oeste
A atuação de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil aumentam o vento no Centro-Oeste. Em Corumbá e no oeste de MS, as rajadas podem acontecer com forte intensidade, se aproximando dos 70 km/h, o que pode provocar o espalhamento dos focos de queimadas.
Todo o Centro-Oeste tem mais um dia muito seco, com muita fumaça no ar, que esconde o céu azul e o sol e piora a qualidade do ar. Não tem previsão de chuva.
Níveis de umidade no ar na faixa de emergência, abaixo de 12% em MS, MT e GO, incluindo as capitais Cuiabá, Campo Grande e Goiânia.
Calor de 40°C ou mais volta a ocorrer em MS, MT e GO.
Região Nordeste
Os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa leste do Nordeste estimulam a formação de muitas nuvens, que podem provocar chuva moderada em vários locais da região. As pancadas intercalam vários períodos com a presença do sol.
Os ventos continuam fortes, mas não chove na costa norte do Nordeste. Rajadas mais fortes no litoral do PI, CE e no RN.
A umidade no ar segue em alerta na maior parte do interior nordestino, onde não há condições para chuva.
Possibilidade de calor de 40°C no centro-sul do MA, do PI e oeste da BA
Região Norte
O tempo seco, muito quente e com muita fumaça no ar predomina no Norte do país. A chuva ocorre na forma de pancadas irregulares, à tarde e tarde e à noite, no noroeste do AM.
A umidade do ar continua bem baixa e atinge marcas abaixo dos 20% no TO, sul e leste do PA e no centro-sul de RO.
Calor de 40°C é possível no TO e PA.
Fonte: Climatempo
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.