A contaminação bacteriana é um grande gargalo em diversos bioprocessos. Um exemplo frequente é a contaminação por bactérias na fermentação da cana-de-açúcar para produção de etanol, o que reduz drasticamente a eficiência das leveduras usadas no processo fermentativo. A produção de alimentos também apresenta bioprocessos que frequentemente podem ser contaminados por bactérias indesejadas.
Mas, como garantir que as bactérias indesejadas sejam eliminadas sem afetar os outros microrganismos usados nos bioprocessos? A resposta vem da inovação biotecnológica no desenvolvimento de coquetéis personalizados de bacteriófagos. Os bacteriófagos são organismos que infectam e eliminam bactérias, sendo altamente específicos em relação ao seu hospedeiro. Isso significa que cada tipo de bacteriófago é capaz de infectar apenas determinadas espécies ou cepas de bactérias, sem afetar células humanas ou outros organismos.
A personalização de coquetéis de bacteriófagos específicos às bactérias contaminantes de um bioprocesso é uma inovação que tem sido apresentada com sucesso pela startup Bioprocess Improvement. A aplicação de bacteriófagos substitui o uso de antibióticos e evita todos os problemas associados a eles, como os efeitos ambientais do material descartado no processo e o desenvolvimento de bactérias super-resistentes aos antibióticos, um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade.
Por meio de uma mistura personalizada de bacteriófagos, o coquetel antibacteriano pode controlar de maneira eficiente e precisa os contaminantes durante o processo de fermentação, sem necessidade de adicionar substâncias químicas, evitando resíduos. Além disso, o coquetel de bacteriófagos não compete por substrato com as leveduras do processo fermentativo e não produz metabólitos secundários, mantendo a produtividade do processo.
A tecnologia de produção dos coquetéis personalizados de bacteriófagos é uma inovação que tem sido aplicada ao processo fermentativo industrial pela Bioprocess Improvement, e diversas outras aplicações são possíveis utilizando a mesma tecnologia. Para saber mais sobre essa inovação, visite www.bioprocessimprovement.com e acompanhe as novidades no linkedIn da empresa.
*Conteúdo Patrocinado
Fonte: Bioprocess Improvement
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.