Durante o XXIII Seminário do Gerhai, o professor e engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves fez uma análise sobre o mercado global de açúcar, destacando a posição de liderança do Brasil. Segundo ele, o país é responsável por 25% da produção mundial de açúcar, além de atender mais de 50% da demanda global por importações.
Outro ponto levantado foi a segurança que o açúcar oferece em relação ao futuro do setor sucroenergético. Neves afirmou que, apesar de crises passadas envolvendo adoçantes e questões de saúde relacionadas ao consumo de açúcar, o produto segue em crescimento mundial, com uma taxa estimada de 1% ao ano. Isso representa uma demanda adicional de 1,8 milhão de toneladas anuais no mercado global.
Segundo o especialista, o crescimento do consumo será impulsionado principalmente pelos países da Ásia e da África, onde a urbanização e o aumento da renda estão levando a um maior consumo de produtos com açúcar. Ele ressaltou que, embora o consumo esteja caindo em países desenvolvidos, o crescimento nos mercados emergentes compensa essa queda.
O professor também abordou o papel estratégico do Brasil nesse cenário. Com seus concorrentes focando cada vez mais na produção de etanol, o país tem a oportunidade de expandir ainda mais sua participação no mercado global de açúcar. “Somos os mais competitivos, com ativos antigos e uma produção natural que nos coloca à frente”, afirmou. Ele mencionou também que os preços devem permanecer altos nos próximos anos, enquanto o setor de cana-de-açúcar no Brasil se recupera das adversidades climáticas. “A perspectiva para o açúcar nos próximos 10 anos é muito positiva, tanto em termos de preços quanto de crescimento de demanda.”
Sobre Marcos Fava Neves
Marcos Fava Neves é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós graduação em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos de idade. Complementou sua pós graduação na França (1995) e na Holanda (1998/1999) em Wageningen. Desde 2006 é Professor Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Universidade de Purdue em Indiana (EUA), e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul.
É especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial. Ajudou a montar e é acionista de 5 empresas, sendo 3 start-ups. Autor e organizador de 75 livros publicados em 10 países, e mais de 200 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais, recebendo 5.000 citações de acordo com o Google Acadêmico, um dos cientistas brasileiros mais citados mundialmente. Foi articulista do jornal China Daily de Pequim e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico tendo mais de 600 artigos de jornais publicados. Foi entrevistado por jornais como Financial Times, Wall Street Journal, CNN e realizou mais de 1.500 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de agronegócios e planejamento/estratégia.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.