A celebração dos 79 anos da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) será marcada pelo lançamento do programa de descarbonização CanaoesteGREEN, durante a Fenasucro & Agrocana, a maior feira mundial do setor bioenergético.
O programa CanaoesteGREEN, de caráter voluntário, foi criado com o objetivo de valorizar os produtores rurais de cana-de-açúcar, focando no sequestro de carbono e na preservação da vegetação existente em propriedades rurais dos associados da entidade.
Por meio do programa, os geradores de gases de efeito estufa (GEE) podem contratar o cálculo das emissões, estimando a área necessária para o sequestro dos gases com base em metodologias existentes. Todo o processo é realizado, de forma automatizada, em uma plataforma digital desenvolvida pela parceira GMG Ambiental.
Segundo Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste, esse projeto embrionário reforça o compromisso com a preservação de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e Fragmentos de Vegetação Nativa em propriedades rurais, promovendo um futuro mais justo, perene e sustentável.
Inédito, o programa será lançado na Arena de Sustentabilidade da Fenasucro, onde será possível estimar as emissões de carbono dos estandes e das áreas comuns da feira, realizando a compensação em áreas de vegetação nativa (sumidouros) localizadas em propriedades de produtores rurais associados à Canaoeste e certificadas pela Bonsucro.
“Mais uma vez, a Fenasucro sai na frente, buscando parcerias e oportunidades para visitantes e expositores, que, no decorrer da feira, poderão neutralizar suas emissões de carbono”, destacou Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana.
Para Montabone, a iniciativa da Canaoeste “pode se converter em novos recursos financeiros aos produtores rurais e possibilita a união de toda a cadeia de bioenergia em prol de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, pontuou.
Fundada em 22 de julho de 1945, a Canaoeste vem, ao longo de oito décadas, desenvolvendo um trabalho efetivo na defesa dos direitos e interesses dos produtores de cana nas indústrias e no governo, por meio de representação e serviços de excelência ao associado, com ações focadas na sustentabilidade.
“Inovação tem sido uma das características predominantes da Canaoeste desde a sua fundação. Com o CanaoesteGREEN, mostramos que nossos associados estão cada vez mais inseridos na pauta de sustentabilidade, cada vez mais relevante para a manutenção do nosso planeta”, destaca Torcato.
Fonte: Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.