Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
terça-feira, julho 1, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Carros eletrificados têm recorde de venda; veja modelos que chegam ao Brasil em 2023

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
10 fevereiro, 2023
em Leia mais, Tecnologia
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
0
Home Leia mais

O mercado de carros eletrificados no Brasil começa 2023 celebrando recordes de venda. Com 4.503 unidades emplacadas no último mês, este foi o melhor janeiro da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), desde 2012. Na comparação com janeiro do ano passado, o crescimento foi de 76% e, em relação a 2021, de 241%. Com isso, o total da frota de eletrificados leves em circulação no país ultrapassa os 131 mil.

Em 2022, a comercialização de veículos deste tipo já tinha fechado o ano com recorde: 49.245 unidades, 41% acima de 2021. “Vemos um crescimento constante e robusto das vendas pelo quinto ano seguido. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável ao veículo convencional”, comemorou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.

A expansão do mercado é mesmo motivo de entusiasmo, e para todos. O setor de transporte é responsável por um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas, e a mobilidade elétrica é uma das principais estratégias para conter esse processo. 

No Brasil, os veículos são o maior fator de emissão nas grandes cidades, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Em Florianópolis (SC), Brasília (SC) e Curitiba (PR), por exemplo, cerca de 60% das emissões vêm apenas do transporte.

Mais opções para o consumidor

O mercado de carros elétricos encerrou 2022 com 128 modelos, de diferentes configurações e faixas de preço, outro recorde. Os campeões de venda foram o Corolla Cross e o Corolla Altis, ambos da Toyota, e o Tiggo 5X, da Caoa Cherry. 

O avanço nas vendas vem também com a ampliação da infraestrutura de recarga desses veículos. Associados da ABVE estimam que existam hoje em torno de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo Brasil, e a expectativa é que cheguem a 10 mil em 2025.

Ao longo deste ano, mais modelos estão previstos para chegar por aqui, entre totalmente elétricos e híbridos (conheça cinco deles a seguir). O preço elevado continua sendo um obstáculo – o elétrico mais barato por aqui custa cerca de R$ 150 mil –, porém também há boas notícias nesse sentido.

O Brasil deve experimentar em breve um aumento no número de montadoras de elétricos. Em 2022, apenas a Toyota fabricava estes modelos aqui, segundo a ABVE. Para 2023, a Great Wall Motors e a Caoa Chery já anunciaram uma linha de híbridos no país e outras montadoras estão finalizando estudos para fazer o mesmo a partir de 2024. Isso deve reduzir os preços e os custos de manutenção. 

“Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão”, disse Maluf.

6 carros elétricos e híbridos que chegam ao Brasil esse ano

BYD Yuan Plus EV

O SUV da chinesa BYD é 100% elétrico. Com motor de 204 cv e bateria de 60 kWh, o carro promete autonomia* de até 458 km. Segundo a montadora, em carregadores rápidos, a bateria pode subir de 30% para 80% em apenas meia hora. A bateria Blade, aliás, é um diferencial: em formato de lâminas, tem um sistema de gestão térmica, que otimiza o espaço e o uso da energia.
Preço: R$ 269.990

BYD Yuan Plus EV: SUV da chinesa BYD é 100% elétrico.

Chevrolet Bolt EUV

O utilitário baseado no já conhecido Bolt EV também é totalmente elétrico e, portanto, tem zero emissão de carbono. Possui motor elétrico de 204 cv e bateria de 65 kWh, o que assegura que rode 402 Km sem recarregar*, de acordo com a fabricante. Pode ser carregado até na tomada de casa, com uma tomada de carregamento de 240 volts.
Preço: ainda não anunciado

Chevrolet Bolt EUV: bateria de 65 kWh assegura que rode 402 Km sem recarregar

Fiat 500e Abarth

O primeiro EV da Abarth, marca esportiva da Fiat, é equipado com uma bateria de 42 kWh, acoplada ao motor elétrico de 155 cv. No carregamento rápido, alcança 80% da carga em 35 minutos e, para deslocamentos no dia a dia, garante 40 km de autonomia em apenas 5 minutos (a autonomia máxima não foi informada). Para os amantes do ronco do motor a combustão, o carro traz um simulador de som, que reproduz o barulho.
Preço: ainda não anunciado

Fiat 500e: primeiro EV da Abarth, marca esportiva da Fiat, alcança 80% da carga em 35 minutos

Renault Mégane E-Tech

O modelo retorna ao Brasil no primeiro trimestre de 2023 como SUV 100% elétrico. Com motor elétrico de 220 cv e bateria de 60 kWh, garante autonomia* de 450 km. Em carregadores rápidos, de 130 kW, o carro recupera carga para 100 km em oito minutos e 300 km em 30 minutos. Usando materiais recicláveis no interior e exterior, 95% do veículo poderá ser reciclado no fim do seu ciclo de vida.
Preço: ainda não anunciado

Zero emissão de carbono: agora SUV e 100% elétrico, Renault Megane é uma das novas opções de carros eletrificados que chegam ao Brasil este ano

Honda Civic e:HEV

A versão híbrida do Civic combina motor a combustão 2.0 de 143 cv com motor elétrico de 184 cv. O conjunto híbrido é autocarregável, portanto, não requer infraestrutura urbana e tomadas para recarga. Sua tecnologia garante maior atuação do modo elétrico, acionando automaticamente o motor a combustão apenas em situações de velocidades mais altas, que requerem maior eficiência energética. Preço: R$ 244.900

Versão híbrida do Civic: conjunto é autocarregável, portanto, não requer infraestrutura urbana e tomadas para recarga

Ford Maverick Hybrid

A autonomia* da primeira picape híbrida do mercado brasileiro pode passar dos 800 km. O modelo une um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e um motor elétrico de 128 cv, que é recarregado por meio do freio regenerativo (além de reduzir a velocidade e parar o carro, ele recupera parte da carga das baterias). Demais especificações não foram reveladas até o momento.
Preço: ainda não

Ford Maverick Hybrid: veículo é recarregado por meio do freio regenerativo

* A autonomia real varia de acordo com vários fatores, como temperatura, terreno, idade da bateria, carregamento, uso e manutenção.

– (Arte/Exame)


Fonte: Portal Exame

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Petróleo fecha em queda, de olho na demanda chinesa e cenário econômico global

Próximo post

Pica-pau esconde 300 quilos de nozes dentro de uma casa

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Evento nacional de inteligência artificial com foco em aplicação prática estreia em Ribeirão Preto
Eventos

Evento nacional de inteligência artificial com foco em aplicação prática estreia em Ribeirão Preto

por Redação Visão Agro
30 junho, 2025

A cidade de Ribeirão Preto será palco da primeira edição do AI Festival, que acontece no dia 12 de julho...

Ler maisDetails
Aumento da mistura de etanol na gasolina é comemorado em Sertãozinho
Leia mais

Aumento da mistura de etanol na gasolina é comemorado em Sertãozinho

por Redação Visão Agro
30 junho, 2025

O CNPE anunciou a elevação da mistura de etanol na gasolina para 30%, impulsionando a economia local e a autossuficiência...

Ler maisDetails
Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
Leia mais

Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético

por Redação Visão Agro
30 junho, 2025

Estudo conduzido por Emily Aquino Leite analisa o impacto de diferentes cenários climáticos na produção de cana-de-açúcar e suas emissões...

Ler maisDetails
Guilherme Nastari, da Datagro, analisa cenário geopolítico e o papel estratégico do Brasil – veja vídeo
Leia mais

Guilherme Nastari, da Datagro, analisa cenário geopolítico e o papel estratégico do Brasil – veja vídeo

por Fabio Palaveri
27 junho, 2025

O economista Guilherme Nastari destacou os efeitos das tensões geopolíticas na instabilidade dos mercados, especialmente nos setores de alimentos e...

Ler maisDetails
Financiamento com juro menor para práticas ’verdes’ emperra
Leia mais

Financiamento com juro menor para práticas ’verdes’ emperra

por Redação Visão Agro
27 junho, 2025

Menos de 1% das operações de custeio liberadas entre julho de 2024 e maio deste ano conseguiu desconto nas taxas...

Ler maisDetails
Pesquisadores testam variedades de cana-de-açúcar para melhorar a produção no Acre
Leia mais

Agro produz 29% da oferta de energia do país, diz estudo da FGV

por Redação Visão Agro
27 junho, 2025

Biomassa da cana, maior geradora, deverá ganhar espaço em até 20 anos com pacote tecnológico que prevê dobrar produtividade nas...

Ler maisDetails
ANP avalia pedido de suspensão da mistura de biodiesel ao óleo diesel
Leia mais

Aumento na mistura de biocombustíveis beneficiará economia e o agro, avalia Erasmo Battistella

por Redação Visão Agro
27 junho, 2025

Ainda durante o Fórum da Competitividade em Passo Fundo, grandes motores da economia foram destaque, e Passo Fundo tem na...

Ler maisDetails
RH no agro – Quais os cuidados que se deve ter?
Leia mais

RH no agro – Quais os cuidados que se deve ter?

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

Por: Renato Fazzolari SELECIONAR - QUAIS OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER? ALGUMAS IMPORTANTES PONDERAÇÕES PARA SE FAZER UMA BOA...

Ler maisDetails
Luís Gustavo Teixeira fala sobre inovações tecnológicas na São Martinho em entrevista
Tecnologia

Luís Gustavo Teixeira fala sobre inovações tecnológicas na São Martinho em entrevista

por Fabio Palaveri
26 junho, 2025

Durante o Vision Tech Summit Agro 2025, Luís Gustavo Teixeira, diretor agrícola e de tecnologia da São Martinho, compartilhou os...

Ler maisDetails
GEP promove curso de Flexibilidade em Tubulações com prática em campo em Ribeirão Preto
Leia mais

GEP promove curso de Flexibilidade em Tubulações com prática em campo em Ribeirão Preto

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

Dando continuidade à sua missão de oferecer capacitação técnica de alto nível, o GEP, com apoio da AEAARP e em...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
nozes

Pica-pau esconde 300 quilos de nozes dentro de uma casa

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36