Avançando cada vez mais em excelência operacional, a Clealco implementou um amplo projeto de Melhoria Contínua que tem gerado significativos resultados nas áreas agroindustriais da Companhia. Os trabalhos foram iniciados na safra 21/22 onde o Grupo registrou ainda resultados recordes, com lucro líquido de R$ 334,3 milhões e alta de 35% na geração de caixa operacional comparado ao exercício 20/21.
O projeto, que tem como objetivo a otimização dos processos, eliminando desperdícios e aumentando a eficiência e a produtividade, tem sido realizado com a metodologia kaizen, baseada nos conceitos Lean Manufacturing. Todos os trabalhos estão sendo feitos com suporte da Atech, empresa do grupo Embraer especializada no desenvolvimento de soluções e inovações para a transformação de negócios.
A redução em 50% do tempo de manobra das colhedoras e tratores transbordos na operação de CTT foi um dos importantes resultados obtidos através das ações implementadas com foco em melhoria contínua. Outro resultado expressivo obtido através do kaizen foi a melhoria da extração, que elevou sua performance sem investimento. Atualmente, a Clealco está finalizando o kaizen focado em eliminar perdas de açúcar na torta, que também tem mostrado excelentes resultados.
A melhoria contínua com foco na performance das operações e novas tecnologias marca o atual modelo de gestão do Grupo que é norteado por uma forte cultura de valorização de pessoas, com ênfase em um ambiente organizacional dinâmico e colaborativo, pautado na garantia da segurança no trabalho e em estratégias voltadas ao desenvolvimento e retenção de talentos.
“Implementar ações para a redução de custos e otimização dos processos de extração e de colheita são diferenciais para as operações agroindustriais. Com o projeto de melhoria contínua, realizado conjuntamente com a Atech, temos atingido esse objetivo em um curto espaço de tempo”, disse Raul Ribeiro, Coordenador de Projeto de Melhoria Contínua na Clealco.
“Os trabalhos foram planejados e efetivados por lideranças e colaboradores totalmente envolvidos e engajados. Esse ambiente colaborativo é fundamental para que tenhamos cada vez mais resultados que elevarão os patamares da Companhia, além de contribuir para a consolidação de uma nova cultura organizacional voltada para a segurança, qualidade e performance em todas as nossas atividades e processos”, explica Adriano Furtado, VP de Finanças e Tecnologia da Clealco.
“O Kaizen não olha somente para números ou processos. Temos como objetivo olhar especialmente para as pessoas. Isso facilita muito para que a empresa tenha uma visão ampla e possa identificar a causa de possíveis problemas na raiz e, a partir daí, encontrar oportunidades de melhoria que impactem o negócio de forma multidisciplinar, incluindo aspectos de valorização profissional e desenvolvimento de pessoas”, disse Tatiana Tanikawa, Gerente de Negócios da Atech.
Fonte: Clealco