Fretes dos Insumos Apresentam Tendência de Queda, Indica a Argus
O mercado doméstico de fertilizantes continua a apresentar uma dinâmica de compras lenta, embora haja um aumento na procura por determinados produtos. Essa análise foi divulgada pela consultoria Argus em seu relatório mais recente.
De acordo com a Argus, a demanda por fosfatados tem crescido, especialmente após os agricultores aproveitarem uma relação de troca favorável para adquirir cloreto de potássio no início do ano. Neste momento, é fundamental garantir volumes de fosfatados, com destaque para o fosfato monoamônio (MAP), que é o principal fertilizante utilizado no cultivo da soja.
No entanto, as importações de MAP caíram 36% entre janeiro e abril, totalizando cerca de um milhão de toneladas. Essa redução contribui para uma tendência de alta nos preços dos fosfatados no mercado interno, que também é agravada pela baixa disponibilidade de fertilizantes para pronta entrega. Por exemplo, o superfosfato triplo (TSP) apresenta uma oferta limitada, com previsão de disponibilidade apenas a partir de agosto.
Situação dos Fretes
No que se refere aos fretes de fertilizantes, os preços estão em queda. Isso se deve ao período de entressafra e à baixa liquidez no mercado, resultando em um fluxo reduzido de cargas nos principais portos do país. Segundo a Argus, a chegada do milho aos portos pode oferecer condições de frete mais favoráveis, estimulando a contratação de transporte de nutrientes. No entanto, a demanda por fretes de fertilizantes ainda é considerada baixa.
Cenário dos Grãos
A colheita da soja na safra 2023/24 foi finalizada na semana de 16 de junho, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por outro lado, a segunda safra de milho 2023/24 está avançando rapidamente. Contudo, a procura por fretes de grãos em Mato Grosso tem oscilado, impactada pelo andamento da colheita de milho e pelos preços internacionais considerados baixos.
A consultoria prevê que a demanda por fretes aumentará com o progresso da colheita de milho, especialmente porque essa safra não só atende o mercado internacional, mas também é crucial para as usinas de etanol e o setor de proteína animal, em especial para os granjeiros do Sul do Brasil. Essa situação deve intensificar a concorrência entre os caminhões para realizar os serviços de frete de grãos.
A demanda por fretes varia conforme cada corredor de exportação, influenciada pelo avanço das colheitas em diferentes regiões do estado, que possuem rotas de escoamento mais vantajosas.
Fonte: Portal do Agronegócio
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