O agronegócio é o principal responsável pela economia brasileira, sendo assim é de suma importância a busca de inovações a fim de garantir menor desperdício possível no cultivo e na coleta.
Por conta disso, Engenheiros assumiram um papel importante nas últimas décadas para desenvolver aplicações modernas de maquinaria, com o intuito de contribuir para o aumento do cultivo do solo – reforçando o processamento de alimentos, fibras e combustíveis provenientes de culturas agrícolas.
A ajuda dos engenheiros mecânicos é pelo fato de que estas máquinas agrícolas se tornaram mais modernas, mais confiáveis e mecanizadas. Desta forma, certas tendências vêm sendo cada vez mais implementadas no meio rural, como:
Agricultura de precisão: Visa utilizar tecnologias para extrair da lavoura, do solo e clima, informações úteis para posteriormente planejar uma possível mecanização e automação. Outra tecnologia aliada é o mapa de produtividade orientado por satélite;
Máquinas autônomas: Consistem em máquinas que utilizam, através de GPS e conexões à internet, o uso de pilotos automáticos capazes de percorrer os trajetos sem a presença do ser humano;
Drones: Por serem capazes de capturar várias fotos, os drone se tornam essenciais para extrair informações sobre possíveis erros na linha de produção e auxiliar no controle de pragas.
A engenharia está presente na agronomia desde as pequenas coisas, como o arame, até coisas gigantes como as colheitadeiras de cana-de-açúcar. E esta história não é recente, pois a engenharia sempre deu suporte à agricultura com meios de irrigação, jeitos de preparar a terra para o plantio, estruturas para reter os animais e para armazenar os alimentos.
Fonte: Cromoconsultoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.