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Etanol brasileiro precisa de regras claras para ganhar mercado global, diz CEO da Atvos

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025
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Tempo de leitura: 3 minutos
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“Regra pode ser boa ou ruim, mas precisa ser a mesma”, defendeu o diretor-presidente da Atvos, Bruno Serapião

Aumentar a presença do etanol brasileiro no mercado internacional depende de regras claras e estáveis, e do apoio do Ministério das Relações Exteriores. Foi o que afirmou nesta quarta-feira, 13, o diretor-presidente da Atvos, Bruno Serapião. Em evento promovido pelo BTG Pactual, ele disse que o setor já vem investindo em certificações e no atendimento de exigências de mercado.

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“Regra pode ser boa ou ruim, mas precisa ser a mesma”, disse Serapião, referindo-se à necessidade de previsibilidade regulatória, inclusive para garantir eficiência logística. Ele também destacou o peso de lobbies internacionais concorrentes.

“O lobby do petróleo é muito forte e o lobby do US Grains é muito grande, com 34 escritórios para promover o etanol ao redor do mundo. Então, precisamos que o Ministério abra essas portas para a gente porque o produto é bom e a gente está pronto para suprir o mundo”, disse.

O executivo também afirmou que o Brasil tem uma forte demanda interna e uma base consolidada para expandir sua atuação no mercado global. Ele vê oportunidade no contexto geopolítico atual, especialmente com a atuação dos Estados Unidos como contraponto a outros países.

Segundo Serapião, essa conjuntura abre espaço para alternativas de fornecimento, uma vez que os países desejam diversificar os fornecedores, e o Brasil, por sua boa relação com países do Sul Global, pode se posicionar de modo relevante. Ele mencionou conversas bilaterais sobre projetos de mistura de combustíveis e enfatizou a importância de que esses acordos tenham continuidade e não sejam apenas iniciativas temporárias em momentos favoráveis ao etanol.

O diretor-financeiro do grupo São Martinho, Felipe Vicchiato, também ressaltou o diferencial ambiental do etanol brasileiro. Segundo ele, uma comunicação mais eficaz com mercados estratégicos, como o Japão, pode abrir oportunidades significativas, especialmente à medida que países impõem metas de descarbonização.

“No momento que você conseguir fazer uma articulação e explicar, por exemplo, para o Japão – que vai ter um mandato grande daqui a cinco anos para estar importando etanol –, que o nosso etanol é o etanol com menor pegada [de carbono], em vez de pegar o etanol dos Estados Unidos, que tem efetivamente ainda uma pegada bem pior do que o do Brasil. Aí você consegue abrir um mercado importante”, afirmou.

Vicchiato também alertou para o risco de uma abertura excessiva ao etanol importado, especialmente o de milho proveniente dos Estados Unidos. Para ele, o aumento nas importações pode pressionar o setor nacional, especialmente em um cenário de preços do petróleo mais baixos.

“Agora, o grande risco, do ponto de vista dos próximos anos, é a gente abrir esse mercado de peito aberto para importar etanol dos Estados Unidos. O petróleo do jeito que ele está, se começar a importar etanol para cá, a gente vai ter um problema”, concluiu.

Por: Gabriella Weiss | Fonte: Globo Rural

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