A FS, uma das principais produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, iniciou neste mês a operação de sua terceira indústria, em Mato Grosso, no município de Primavera do Leste. Segundo comunicado, a empresa, considerada a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção, investiu R$ 1,9 bilhão na unidade, que terá capacidade total de produção anual de 585 milhões de litros de etanol e 570 mil toneladas de grãos secos de destilaria (DDG, na sigla em inglês). A companhia está em processo de expansão que visa a atingir capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano, até 2026. Para isso, prevê a abertura de mais unidades industriais no Estado de Mato Grosso.
A companhia havia provisionado R$ 2,3 bilhões para a construção da fábrica e informou que a redução do montante direcionado foi fruto da otimização de custos e da antecipação do início de operação, que estava previsto para julho deste ano. “Conseguimos trabalhar de forma eficiente e antecipar o início das operações”, afirma o CEO da FS, Rafael Abud, que considera Primavera do Leste uma região estratégica por causa da grande oferta de milho e da proximidade para distribuição dos produtos. A FS informou que, durante as obras, gerou cerca de 8 mil empregos indiretos, além de 205 empregos diretos.
A planta inaugurada amplia a atuação no Estado que já concentra outras duas unidades industriais da FS, nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. Juntas, as duas indústrias somam capacidade produtiva de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano. Com a entrada em operação da unidade de Primavera do Leste, a empresa se torna uma das quatro maiores produtoras de etanol do Brasil, alcançando capacidade produtiva de mais de 2 bilhões de litros de etanol por ano.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram