Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
Site com Barra Superior
Inscrições abertas para Case de Sucesso do  22º Prêmio Visão Agro Brasil. Faça já sua inscrição
quarta-feira, setembro 17, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Grupo chinês Higer Bus vai abrir fábrica de ônibus elétrico no Ceará

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
15 setembro, 2022
em Internacional
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
0
Home Mercado Internacional
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

A chinesa Higer Bus vai investir US$ 50 milhões (cerca de R$ 260 milhões) em uma fábrica de ônibus elétricos na região de Pecém, em Fortaleza (CE), de olho no potencial do segmento urbano no País.

A montadora já investiu US$ 10 milhões (cerca de R$ 50 milhões) no desenvolvimento de um veículo destinado ao mercado brasileiro, que acaba de receber homologação, e o plano inclui oferecer, num segundo momento, ônibus a hidrogênio montados em território nacional.

O grupo prevê ainda produzir, no futuro, caminhões pesados movidos com o combustível localmente.

No Brasil, a companhia é representada pela TEVX Motors Group e o projeto de montagem local prevê o abastecimento de todo o mercado sul-americano. “Identificamos o Brasil e a América do Sul como os maiores mercados no segmento de ônibus urbanos.

Em seu plano de expansão, a Higer viu a oportunidade de entrar nesse negócio, principalmente com o projeto de eletrificação dos ônibus de São Paulo”, afirma o diretor geral da Higer Bus para América do Sul, Marcelo Barella.

O executivo destaca que a prefeitura de São Paulo tem como compromisso comprar 2,6 mil ônibus elétricos até 2024, o que deve trazer uma importante demanda para o segmento. São José dos Campos (SP) também tem planos de ter uma frota de ao menos 400 ônibus urbanos. E cidades como Curitiba, Niterói (RJ), Recife e Salvador também já iniciaram planos de eletromobilidade.

A fábrica do Ceará deve começar a operar em 2024, com capacidade inicial de 300 a 400 ônibus por ano e investimentos da ordem de US$ 20 milhões (R$ 103 milhões).

A linha será de ônibus 100% elétricos plug-in (a bateria, carregados diretamente na tomada). A previsão é dobrar a capacidade de produção entre 2026 e 2027, quando o segundo estágio da planta — que consumirá investimentos de US$ 30 milhões (R$ 155,3 milhões) — entrará em operação.

Barella conta que o grupo ainda planeja expandir a produção para caminhões movidos a hidrogênio. Segundo o executivo, a empresa escolheu trabalhar no Brasil com a linha pesada — por isso, os modelos a bateria não fazem sentido, pois quanto maior o caminhão, maior a bateria e, consequentemente, menor a capacidade de carga. “Escolhemos o Ceará porque identificamos que, hoje, é o maior polo de desenvolvimento de hidrogênio do País.”

Entraves

A infraestrutura de carregamento de veículos 100% elétricos é um dos principais entraves para a expansão desse mercado no País, de acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics, Milad Kalume Neto. “Veículos elétricos de todos os portes ainda têm um desafio grande no mercado brasileiro, não temos postos de carregamento suficientes.

No caso do ônibus, é preciso levar em consideração que estes veículos vão ficar uma parcela significativa do dia parados, carregando”, diz Neto.

Segundo o especialista, a autonomia das baterias é um problema crucial para a eletrificação das frotas no mundo todo. Por outro lado, Neto observa que os custos operacionais de elétricos, de maneira geral, são mais baixos, porque estes veículos têm muito menos peças. “No médio e longo prazo, a economia é grande, apesar do investimento inicial mais alto.”

Para o sócio da Bright Consulting, Cassio Pagliarini, a disparada do preço do lítio com a guerra na Ucrânia é um fator adicional que desafia a expansão dos veículos 100% elétricos. “Quanto maior o veículo, maior o preço, as baterias são muito caras”, avalia. “As prefeituras estão combalidas com a pandemia, é preciso verificar como vai ficar a questão do investimento”, diz Pagliarini.

Por outro lado, ele salienta que o custo por quilômetro rodado é muito menor no caso de elétricos. “O motor elétrico é mais eficiente e a energia elétrica acaba sendo mais barata do que os combustíveis fósseis. Um ônibus elétrico pode ter um custo até cinco vezes menor do que os convencionais”, esclarece. “Todas as operações com utilização intensiva são beneficiadas por motores elétricos.”

Fonte: O Estado de S. Paulo

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Consumo chinês de petróleo terá maior queda desde 1984, diz AIE

Próximo post

Equinor troca diesel por gás natural em Peregrino para reduzir emissões

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Além do agro: como as tarifas dos EUA expõem a fragilidade e a dependência do Brasil

Além do agro: como as tarifas dos EUA expõem a fragilidade e a dependência do Brasil

7 agosto, 2025
O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?

O tarifaço de 50% começa hoje: O que isso implica para a cana-de-açúcar?

6 agosto, 2025
“Somos chihuahua contra pitbull”, diz Marcos Fava Neves sobre tarifaço de Trump

“Somos chihuahua contra pitbull”, diz Marcos Fava Neves sobre tarifaço de Trump

23 julho, 2025
União Europeia decide nesta quinta-feira se adia lei antidesmatamento

União Europeia classifica Brasil como país de risco “padrão” para desmatamento

23 maio, 2025

Trump impõe tarifas sobre produtos brasileiros; o que se sabe até agora

3 abril, 2025

Raízen alerta governo brasileiro de que Casa Branca já discute tarifas sobre etanol

13 fevereiro, 2025
ONU pede que EUA reconsiderem saída do Acordo de Paris

ONU pede que EUA reconsiderem saída do Acordo de Paris

24 janeiro, 2025
Quem é a mulher que vai comandar o agro dos EUA para Trump

Quem é a mulher que vai comandar o agro dos EUA para Trump

21 janeiro, 2025

Brasil e Ásia: Pilares do mercado mundial de açúcar

9 dezembro, 2024
etanol

A expansão do etanol brasileiro na China

29 novembro, 2024
Carregar mais
Próximo post

Equinor troca diesel por gás natural em Peregrino para reduzir emissões

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36