“Sinto-me profundamente grato por essa distinção e motivado a continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor”, destacou o presidente do Cosag
O executivo Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp e sócio-diretor da AgroAdvice receberá no próximo dia 5 de novembro, durante o 7º Seminário UDOP de Inovações, o Prêmio CanaSauro Rex – Safra 2024, em reconhecimento à sua destacada atuação, por décadas, ao desenvolvimento do setor sucroenergético. A categoria de CanaSauro Rex é a maior honraria do Prêmio CanaSauro que neste ano homenageará 30 profissionais em seis categorias distintas.
A indicação para CanaSauro Rex – 2024 foi realizada por um seleto grupo de executivos e diretores, sendo 5 Ex-CanaSauros Rex, 1 Ex-BabyCanaSauro Rex, 18 diretores e conselheiros da UDOP, 5 membros do Comitê Gestor da UDOP e um representante da Confraria do Agro.
“Receber a nomeação como CanaSauro Rex é uma honra imensurável, pois tenho uma vida dedicada ao setor sucroenergético, que sempre me fascinou. Este prêmio simboliza não só o meu esforço pessoal, mas também a colaboração de todas as equipes com as quais tive o privilégio de trabalhar. Sinto-me profundamente grato à UDOP por essa distinção e motivado a continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor”, destacou Jacyr Costa Filho.
Com sua nomeação e distinção ao Prêmio CanaSauro, o presidente do Cosag passa a compor um seleto time de CanaSauros Rex, como o ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues (2008); o executivo Pedro Mizutani (2010); o presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari (2011); além dos empresários Toninho Toniello (2012) e Maurílio Biagi Filho (2023). O já falecido Dr. Cícero Junqueira Franco, considerado um dos pais do PróAlcool, recebeu a honraria de CanaSauro Rex no ano de 2009. A influenciadora Aretuza Negri recebeu em 2023 o título de Baby CanaSauro Rex.
“É uma verdadeira honra estar ao lado de nomes que admiro, com os quais, muitos deles, tive o prazer de trabalhar e conviver. O setor bioenergético enfrenta desafios críticos, como a necessidade de conciliar crescimento sustentável com inovação tecnológica. A descarbonização e o crescimento de produtividade são algumas das questões que já estão sendo endereçadas, mas que precisam de contínuo investimento – e principalmente previsibilidade por parte das políticas públicas, pois muitas delas vão demandar capital intensivo com elevados investimentos. Também é vital que o setor continue atraindo jovens talentos e investindo em pesquisa e desenvolvimento para manter sua competitividade em um mercado global cada vez mais exigente”, destacou Jacyr Costa Filho.
Entrega dos Troféus
A outorga dos troféus do Prêmio CanaSauro – Safra 2024 ocorrerá durante o Painel Magno do 7º Seminário UDOP de Inovações, na tarde do dia 5 de novembro, no anfiteatro da UNIP – Universidade Paulista em Araçatuba/SP.
Cinco profissionais serão reconhecidos em cada uma das seguintes categorias de CanaSauros: Agronômica; Diretoria; Entidades/Governamental; Financeiro/Comercial; Industrial e Pesquisadores/Professores.
Nos próximos dias a UDOP informará oficialmente a lista dos 30 homenageados ao Prêmio CanaSauro – Safra 2024. A avaliação dos candidatos obedeceu ao critério de meritocracia, valorizando o talento e o impacto real no setor.
A premiação possui o apoio exclusivo da Koppert, que desde o ano passado é apoiadora da premiação. Na noite do dia 5 de novembro, a empresa oferecerá um jantar de confraternização onde promoverá o networking entre os participantes e homenageados.
Jacyr Costa Filho destaca a importância da escolha e nomeação de todos os profissionais que serão destacados nas diferentes categorias. “Para todos os profissionais que serão homenageados, eu diria que este prêmio reconhece sua dedicação e paixão pelo setor. Que ele sirva como mais um estímulo para continuar inovando e superando desafios – que, sabemos, não são poucos! O caminho à frente ainda reserva muitas oportunidades, e é por meio do nosso trabalho conjunto que continuaremos moldando o futuro do setor bioenergético, tendo o Brasil como um dos seus maiores protagonistas”.
Conheça o CanaSauro Rex – 2024
Sou engenheiro civil de formação, e comecei minha carreira como estagiário do Grupo Gomes de Almeida Fernandes (atual Trilux). Embora tenha crescido no mundo ligado à agricultura, foi por meio da construção civil que o setor sucroenergético surgiu na sua vida! Em meados dos anos 80, quando já ocupava o cargo de gerente na Gomes de Almeida Fernandes, recebi a missão de participar da construção da usina Cruz Alta, da Guarani, na cidade de Olímpia.
Em 1986, assumi a área comercial da empresa. 12 anos depois, deixei a Guarani para assumir posição semelhante na Companhia Energética Santa Elisa (atual Biosev). Em seguida, passei por duas empresas no segmento de comercialização do etanol: Brasil Álcool e SCA Etanol.
Em 2006, fui convidado por Alexis Duval para ingressar no Grupo Tereos, o primeiro grupo estrangeiro a investir no setor sucroenergético do País, e voltar à Guarani, primeiro como Diretor Operacional e logo em seguida como Diretor Presidente. Desde 2012, fui membro do Comitê Executivo da Tereos, com a responsabilidade pelas atividades de cana de açúcar e amidos no Brasil, onde permaneci até 2021.
Decidi montar minha consultoria, a AgroAdvice, onde atuo como conselheiro de empresas ligadas ao setor, além de continuar contribuindo como presidente do Cosag-Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, entidade na qual, desde 2022, venho atuando como Diretor Financeiro eleito. Eu também coordeno o Comitê de Agroenergia da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, e sou conselheiro no Conselho de Agronegócio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Além de membro do Conselho Consultivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
- Serviço
- 7º Seminário UDOP de Inovações
- Data: Terça e quarta-feira, 5 e 6 de novembro
- Local: Campus da UNIP de Araçatuba (SP)
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.