Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
terça-feira, setembro 9, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Manejo eficiente da cana-de-açúcar é uma das principais ferramentas do canavicultor para maximizar a produtividade na safra 2023/24

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
31 maio, 2023
em Cana de Açúcar
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
0
Home Culturas Cana de Açúcar

A safra brasileira de cana-de-açúcar 2023/24 foi iniciada oficialmente em abril. Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), no primeiro mês da temporada, no Centro-Sul, o volume de cana moída atingiu 34,818 milhões de toneladas, aumento de 18,82% na comparação com o mesmo período da safra 2022/23, com 29,302 milhões de toneladas. Os avanços da colheita estão associados a diversos fatores, entre eles, o manejo eficiente do canavial, e a Corteva Agriscience, por meio da Linha Cana, conta com um portfólio em evolução para apoiar o produtor nos desafios diários.

“A cana-de-açúcar é muito diversa. A cultura conta com diferentes ciclos e fases e, para cada um deles, o produtor deve estar preparado para o controle de pragas e doenças que podem aparecer e prejudicar a produtividade da lavoura. O manejo eficiente com herbicidas, fungicidas, inseticidas, maturadores e biológicos é a principal ferramenta do produtor”, explica Tainá Sipos, Líder de Marketing de Cana.

Maturação do canavial

Já no início da safra, a qualidade da matéria-prima colhida, mensurada em kg de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana-de-açúcar processada pode estar abaixo da esperada, já que a planta ainda não acumulou os níveis desejáveis de açúcares nos colmos, o que prejudica a produtividade e a rentabilidade da lavoura. “A melhor solução para aumentar o ATR da lavoura, mesmo com a safra em andamento, é a aplicação de maturadores. Eles estimulam a planta a aumentar a conversão e acúmulo de sacarose, que é o açúcar no colmo. Assim, é possível maximizar e melhorar a qualidade da matéria-prima”, exemplifica Tainá.

A Linha Cana conta com o Curavial®, maturador que possui ampla janela de colheita e que também oferece rápida velocidade de resposta no acúmulo de sacarose da cana. Esta característica permite a sua utilização em qualquer período da safra, sem causar a morte da gema apical e sem impactos na brotação da soqueira. Além disso, o Curavial® proporciona flexibilidade e auxilia no planejamento da colheita com ganhos significativos de ATR, melhorando a qualidade do canavial.

Controle da broca da cana
Ao longo da safra, o canavicultor deve estar atento a broca da cana-de-açúcar. A praga é uma velha conhecida e está presente em diversas regiões do país. A lagarta se alimenta do interior dos colmos da planta, provocando perdas no peso e na quantidade de açúcar, além de expor a cana como porta de entrada aos microrganismos maléficos. Com isso, causa prejuízos sobre a produtividade e, principalmente, na qualidade da matéria-prima.

Estudos mostram que, a cada 1% de infestação da praga na lavoura, o prejuízo em Tonelada de Cana por Hectare (TCH) é de 1,14%. Com isso, a redução na fabricação de açúcar chega a 0,42% e 0,25% no etanol. Outro dado de destaque é que a broca da cana-de-açúcar pode causar prejuízo de até R? 5 bilhões por ano ao setor.

Para o controle da praga, a Linha Cana possui o Revolux®, inseticida composto por dois ativos, Jemvelva ActiveTM e Metoxifenozida. Ele atua com dois modos de ação diferenciados para uma proteção prolongada da cana, com seletividade aos inimigos naturais, e tornando-se uma referência para o manejo integrado de pragas (MIP) ao permitir rotacionar modos de ação dentro da estratégia do manejo de resistência.

“O Revolux® é um inseticida inteligente e efetivo para a broca da cana. Foram mais de dez anos de estudos para desenvolver a solução que está contribuindo com os canavicultores. A solução é inovadora e tem rápida velocidade de ação sobre as lagartas. É a única do mercado com ação ovicida. Blinda a cana-de-açúcar contra a invasão da praga e já temos excelentes resultados”, diz Tainá.

Os dois ingredientes ativos presentes no Revolux® ganharam o prêmio de química verde, chancelado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), por sua ação específica sobre os insetos-alvo, seletividade aos organismos benéficos e atributos inócuos ao meio ambiente.

Equilíbrio de químicos e biológicos

Na safra 2023/24, o produtor também deve investir mais em novas soluções, como as biológicas que, aliadas às químicas, auxiliam na produtividade do canavial. Neste sentido, a Corteva vem reforçando o seu compromisso em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução e com eficácia comprovada.

Segundo Tainá, a demanda por produtos biológicos no mercado é crescente e deve continuar assim nos próximos anos. “Na Corteva, os investimentos são contínuos para oferecer um portfólio cada vez mais robusto e revolucionário. Já contamos com tecnologias inovadoras e sustentáveis para contribuir com o sucesso dos produtores de cana-de-açúcar: o OmsugoTM Eco e o InlayonTM Eco. Eles vão ao encontro da demanda e da expectativa dos canavicultores”, ressalta.

OmsugoTM Eco é o primeiro inoculante para solubilização de fósforo da Corteva. É composto por duas cepas distintas, exclusivamente selecionadas e desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa nos últimos 18 anos. Ele aumenta a disponibilidade do fósforo que fica retido no solo e da matéria orgânica e maximiza a eficiência nutricional das plantas através de um melhor aproveitamento da adubação fosfatada, contribuindo com ganhos na produtividade e longevidade do canavial.

Já o nematicida microbiológico InlayonTM Eco ajuda a maximizar o potencial das plantas e proteger as raízes, contribuindo para um canavial mais saudável e produtivo. Com uma cepa exclusiva, descoberta em solo brasileiro, é originalmente eficaz no controle dos principais nematóides, proporcionando o melhor estabelecimento da planta.

Sobre a Corteva

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações.

Fonte: Corteva Agriscience

◄ Leia outras notícias

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Anec reduz previsão de exportação de Soja e eleva a de Milho em Maio

Próximo post

JBS gera energia a partir de metano e reduz em 65% as emissões diretas de CO2 da Friboi

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

PCC estava em todo o setor de cana e obrigava empresários a venderem propriedades, diz MP
Biocombustíveis

PCC estava em todo o setor de cana e obrigava empresários a venderem propriedades, diz MP

por Redação Visão Agro
28 agosto, 2025

Fazendeiros, donos de usinas e de postos de gasolina eram ameaçados de morte caso desistissem do negócio ou fizessem denúncias...

Ler maisDetails
SCA Brasil projeta moagem de cana 5,4% menor no Centro-Sul em 2025/26
Cana de Açúcar

Moagem de cana no Centro-Sul deve cair para 590,4 mi t em 2025/26, diz SCA Brasil

por Redação Visão Agro
20 agosto, 2025

A safra 2025/26 de cana-de-açúcar no Centro-Sul deve registrar redução de mais de 30 milhões de toneladas na moagem na...

Ler maisDetails
Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
Cana de Açúcar

Safra de cana: clima ainda é decisivo

por Redação Visão Agro
20 agosto, 2025

Para reduzir o risco climático, Pedroso destaca o papel da irrigação A safra 2025/2026 da cana-de-açúcar no Centro-Sul começa marcada...

Ler maisDetails
Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX
Cana de Açúcar

Produtividade da cana recua no Centro-Sul em julho, aponta CTC

por Redação Visão Agro
19 agosto, 2025

A produtividade dos canaviais do Centro-Sul registrou retração em julho em comparação ao mesmo período da safra passada. A média...

Ler maisDetails
Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX
Cana de Açúcar

Moagem no Centro-Sul atinge 50,22 milhões de toneladas na segunda metade de julho

por Redação Visão Agro
18 agosto, 2025

Na segunda quinzena de julho, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 50,22 milhões de toneladas ante a 51,59 milhões...

Ler maisDetails
IA revoluciona o monitoramento de pragas na cana-de-açúcar
Usinas

Confira a lista dos 10 maiores grupos do setor sucroenergético em 2024/25

por Redação Visão Agro
14 agosto, 2025

Segundo levantamento da FG/A (2025), a Raízen segue soberana no setor sucroenergético brasileiro, ocupando o primeiro lugar com 78,3 milhões...

Ler maisDetails
Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX
Cana de Açúcar

Hedgepoint atualiza projeção para safra de cana 2025/26 para 605 milhões de toneladas

por Redação Visão Agro
12 agosto, 2025

A safra 2025/26 está apresentando um desempenho abaixo do esperado, segundo a coordenadora de inteligência de mercado Lívea Coda Os...

Ler maisDetails
Bioenergia já é 30% de toda a matriz energética do Brasil
Cana de Açúcar

Guatemala abre mercado para mudas de cana, anunciam ministérios

por Redação Visão Agro
11 agosto, 2025

O Brasil poderá exportar gergelim para a África do Sul e mudas de cana-de-açúcar para Guatemala, informaram o Ministério da...

Ler maisDetails
Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX
Cana de Açúcar

Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX

por Redação Visão Agro
31 julho, 2025

Centro-Sul deve moer 598,8 mi t de cana na safra 2025/26, queda de 3,7%, avalia StoneX A safra 2025/26 de...

Ler maisDetails
SCA Brasil projeta moagem de cana 5,4% menor no Centro-Sul em 2025/26
Cana de Açúcar

Cana-de-açúcar: frio altera acidez e viscosidade do melado

por Redação Visão Agro
30 julho, 2025

Acidez da garapa aumenta após geadas As lavouras de cana-de-açúcar na região administrativa de Santa Rosa, conforme o Informativo Conjuntural...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post

JBS gera energia a partir de metano e reduz em 65% as emissões diretas de CO2 da Friboi

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36