Uma possível nova mistura de biodiesel no diesel [que atualmente está em 10%] será definida somente após ser realizada uma pesquisa com produtores, representantes da indústria e do setor de transportes, sem dar detalhes adicionais, disse durante sua posse nesta segunda-feira (03) o novo ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.
O ministro disse que tem a intenção de valorizar os biocombustíveis como política de longo prazo, mas que irá contar com os envolvidos do setor para qualquer decisão.
“… É importante trazermos previsibilidade para a indústria, pondo um fim à instabilidade causada pelas frequentes alterações no percentual de mistura dos combustíveis fósseis”, disse Silveira. Ele também disse que irá incentivar a pesquisa para dar suporte para o setor.
O novo governo terá a missão de definir ao longo dos próximos meses o mandato de biodiesel no país e se haverá um calendário de avanço gradual na mistura.
Atualmente, a mistura do biodiesel no diesel comercializado no Brasil está em 10%. Os produtores, porém, têm afirmado que o país tem potencial de avançar consideravelmente nessa mistura. Eles queriam, inclusive, que a mistura passasse para 15% até 1º de março, mas o governo decidiu manter o percentual em 10% até o final do mês de março.
No discurso de posse, Silveira ainda disse que irá criar uma Secretaria para transição energética e que irá dialogar com Marina Silva, ministra de Meio Ambiente.
Fonte: Notícias Agrícolas
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram