Uma forte massa de ar quente ganha força no Brasil — e as temperaturas podem passar dos 40°C neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta semana, quinze estados mais o Distrito Federal alertaram nível laranja (perigo) para uma onda de calor que se aproxima.
As temperaturas aumentaram cerca de 5°C em relação à média, desde ontem (14). O calorão deve permanecer até domingo (17).
Já nos próximos dias, os termômetros de grande parte do Centro-Sul do país devem subir. Conforme o Inmet, a partir de hoje (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maioria do Centro-oeste e sudeste do Brasil e em áreas das regiões Norte e nordeste, com temperaturas máximas com potencial de superar 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
O Rio Grande do Sul também deve ser afetado pelo fenômeno e ainda não teve um calor intenso nesta primavera. O aumento das temperaturas pode provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente forte, nas cidades gaúchas e em Santa Catarina.
Esta será a nova onda de calor deste ano. Enfrentando, segundo o ClimaTempo, o calor intenso deste final de semana não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores. Em entrevista à CNN, Willians Bini, meteorologista head de comunicação da ClimaTempo, explica que o ar já não está seco como em novembro deste ano. “No verão você já tem mais nuvens, por isso que as temperaturas em média não atingem picos como acontece na primavera. Por esse mesmo motivo, as ondas de calor agora durante o verão também não devem ser tão quentes como foi durante a primavera”, afirma.
Calor recorde em novembro
Entre as oito ondas de calor que atingiram o Brasil neste ano, a que ocorreu entre os dias 8 e 19 de novembro foi a maior, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG). Essa foi a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.
Fonte: CNN
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.