A multinacional chinesa BYD estuda instalar uma fábrica de motores elétricos no Paraná. O vice-governador do estado, Darci Piana, e o presidente da BYD, Tyler Li, se reuniram na última semana para negociar a instalação de uma unidade de produção de controladores, veículos elétricos e híbridos plug-in da montadora.
Segundo informações do governo do Paraná, o local escolhido para a instalação será o município de Campo Largo, em Curitiba, onde se situava a planta da indústria Stellantis, responsável pela fabricação de motores da Fiat. A visita técnica da unidade pela BYD acontecerá em fevereiro deste ano.
A BYD iniciou suas atividades no Brasil em 2015, e atua na produção de módulos fotovoltaicos, chassis para ônibus elétricos, assim como baterias para elétricos comerciais.
Piana salientou que a presença do centro logístico no Paraná visa a favorecer toda a América do Sul.
“Mostramos a potencialidade do nosso estado, que é um ponto central dentro do Mercosul e está sendo transformado, pelo governo, em um centro logístico para atender toda a América do Sul”, disse.
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros (PP), afirmou que há boas expectativas para a atração da multinacional.
Deputado federal, Barros foi líder do governo Bolsonaro (PL) na Câmara até o fim de 2022 e escolhido por Ratinho Jr.(PSD) para assumir a secretaria em seu segundo mandato.
“O Paraná oferece boas oportunidades de negócios, com vantagens fiscais, logísticas e de qualificação de mão de obra”, disse Barros.
A BYD dialoga, em outra frente, com o governo da Bahia, para a instalação de um polo industrial em Camaçari, na antiga fábrica da Ford. A montadora quer produzir veículos elétricos, ônibus, caminhões e baterias na unidade.
Fonte: Agência epbr
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram